Unimed Belém aprimora atendimento para pacientes críticos

 

 

A ultrassonografia aplicada aos cuidados intensivos de pacientes críticos gera maior assertividade, rapidez e comodidade no atendimento. Em Belém, os médicos cooperados da Unimed são um dos poucos profissionais capacitados nessa metodologia inovadora a partir de curso promovido em parceria com o SESCOOP/PA.

 

O treinamento ocorreu durante esta semana, com finalização nesta sexta. A facilitação foi do Foro Internacional en cuidados crítico (FICC SAS), empresa dedicada ao atendimento das necessidades relacionadas ao paciente crítico. Possui vasta experiência na área de Ecocardiografia/ultrassonografia para monitorização hemodinâmica e respiratória aplicada à terapia intensiva, referência na Colômbia, Panamá, Equador e Brasil.

 

O curso alia teoria e prática para médicos e enfermeiros. Os participantes foram orientados no gerenciamento de equipamentos, aquisição de imagens básicas e avançadas de coração, pulmão, abdômen e membros inferiores que permitem orientar o manejo em situações de emergência e no dia a dia da Unidade de Terapia Intensiva.

 

“É um exame muito importante para avaliar a função cardíaca e pulmonar de pacientes internados em UTI. O curso é mais uma ferramenta que a Unimed oferece na capacitação dos cooperados, sempre pensando em oferecer um atendimento de qualidade e de ponta para os seus clientes”, explicou o presidente da Unimed Belém, Wilson Niwa.

 

Com um total de 20 horas, o curso foi baseado em um princípio prático, com palestras interativas, apresentação de casos reais e módulos práticos com modelos ao vivo. Ocorreu workshop com estações práticas pré-definidas, livre revisão e treinamento prático, apresentação e discussão interativa de casos.

 

“O ecocardiograma avalia como o coração está funcionando, assim como o pulmão em relação ao volume, pressão, inflamações e edemas. Isso evita de ter que tirar o paciente da UTI para fazer tomografia e outros tipos de exame, fazendo a beira leito. Além de gerar mais assertividade, gera a otimização de recursos e barateamento dos custos”, reiterou o presidente da Unimed Belém.

 

Na ocasião, foram sorteadas 3 vagas grátis entre os 30 participantes para o curso avançado que será realizado em Bogotá (Colômbia). Será em 2020, durante o II Congresso Internacional de Monitorização Hemodinâmica do paciente crítico.

 

 

 

A COOPERATIVA

Atualmente, o Ramo Saúde no estado do Pará está representado por oito cooperativas registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PA), entre as quais a Unimed Belém possui os números mais expressivos. De acordo com os dados do Diagnóstico do Cooperativismo Paraense, dos 4.539 cooperados atuantes no ramo, a Unimed possui 1.852 cooperados, cerca de 40%. Dos 3.851 empregos diretos gerados pelas singulares, a Unimed é responsável por 2.079 colaboradores, aproximadamente 54%.

 

A cooperativa atende 276 mil clientes da capital e 36 mil do intercâmbio de outros Estados. A urgência e emergência ocorrem nas unidades Doca, BR e Batista Campos, ficando o Hospital Geral (HGU) exclusivamente para a assistência especializada. A unidade já tem mais de uma década de atuação com a missão de oferecer um dos melhores serviços de alta complexidade em saúde na rede privada de Belém. Detém um dos maiores parques tecnológicos de diagnóstico por imagem da capital e expertise em Cardiologia, Neurologia e Cirurgia Vascular. 

 

“A Unimed está saindo na frente, investindo na capacitação de uma nova ferramenta de monitorização de pacientes críticos. São poucos médios em Belém com essa qualificação. É mais um diferencial da cooperativa, que tem investido na capacitação continuada de toda a equipe. Somente ano passado, tivemos quase 2 mil colaboradores treinados pelo SESCOOP/PA, assim como médicos participando de pós-graduação em terapia intensiva”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.