Sistema OCB/PA inicia atualização do Diagnóstico 2019

As próprias cooperativas poderão utilizar a nova plataforma participativa

 

A recente aproximação com as esferas do poder público, tanto do executivo quanto do legislativo, aumentou o interesse pelos dados socioeconômicos do cooperativismo paraense, o que demanda constante atualização. Durante este mês, a equipe técnica do Sistema OCB/PA estará contatando as cooperativas via e-mail e ligação telefônica para a coleta dos dados mais recentes, considerando aspectos financeiros, administrativos e contábeis.

 

A ferramenta reúne dados estratégicos do segmento. Além da atualização dos números apresentados pelo último diagnóstico, a grande novidade para esta edição é a criação de uma plataforma participativa no Google onde as próprias cooperativas terão acesso e poderão inserir os seus dados que forem sendo modificados ao longo do tempo. Com isso, a população paraense poderá conferir a evolução do cooperativismo no Estado através de gráficos demonstrativos atualizados em tempo real.

 

“Entramos em uma nova fase do setor. Uma fase de maior maturidade e também de maior responsabilidade. Com essa aproximação, as cooperativas ganharam maior destaque para com o Governo e isso aumenta nosso dever de promover um ambiente favorável de negócios, gerando as informações necessárias para aplicação de políticas públicas efetivas”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

As singulares deverão disponibilizar informações gerais, como número de cooperados e empregados, capital social da cooperativa, fundos obrigatórios, rentabilidade ao longo do ano, acesso aos mercados, produtos, geração de empregos diretos e números em relação ao faturamento. A ideia é traçar um perfil a partir da nova configuração dos ramos, que agora serão reorganizados em sete segmentos econômicos. A mudança alterou o parâmetro de análise dos segmentos.

 

Esta é a terceira edição do Diagnóstico. Desde 2016, o documento passou a ser uma importante fonte para orientações mercadológicas e estabelecimento de políticas públicas. Visa fomentar o desenvolvimento integrado para os diversos ramos cooperativistas. Com o levantamento do panorama geral de acordo com as especificidades existentes no Estado, foi possível visualizar as prioridades de cada atividade, buscar alternativas para um trabalho mais eficaz e estratégico, assim como aplicar os recursos do Sistema com maior eficiência.

 

“Convocamos nossas cooperativas a contribuir com a elaboração desse documento que é estratégico para o nosso posicionamento no cenário regional. A partir dessas informações, tanto as singulares como os agentes públicos poderão tomar decisões mais assertivas para o desenvolvimento do nosso Pará, por meio da geração de renda e emprego”, enfatiza Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.