Dia C beneficiou 500 pessoas em Porto Trombetas

 

 

O Dia C abriu as portas do Mineração Esporte Clube (MEC) para envolver toda a comunidade com serviços sociais e oportunidades de negócio para pequenos empreendedores. No total, cerca de 500 pessoas foram beneficiadas pela campanha promovida pela CREDNORTE em Porto Trombetas. Foram realizadas ações de cultura, esporte e lazer.  

 

No início da programação, foi realizada uma caminhada especial em alusão à campanha Setembro Amarelo com mais de 200 pessoas. Durante a passeata pelas ruas do distrito pertencente à Oriximiná, a psicóloga do hospital Pró-Saúde, Diana Aguiar, falou sobre a história da data e alertou sobre a necessidade de identificar os sinais para se evitar o suicídio.

 

Chegando ao MEC, os participantes tiveram uma aula de zumba para manter a forma. Todos os que estiveram na caminhada também concorreram a diversos sorteios. Entre estes, uma bicicleta. Jomara de Souza foi a sorteada do prêmio principal.

 

 “Fiquei muito feliz. Primeiro por ter participado de um momento tão importante de conscientização sobre um tema que está sendo bastante discutido na sociedade. Em segundo lugar, praticamos uma atividade física em conjunto, com pessoas queridas e ainda tive a oportunidade de ganhar uma bicicleta novinha. Esse Dia C vai ficar marcado”.

 

Entre os serviços disponibilizados, houve corte de cabelo masculino gratuito para a comunidade. A criançada também pôde curtir as piscinas do clube, pula-pula e pinturas. Uma das atividades foi o torneio de futebol infantil. Participam as crianças do projeto Esporte na Cidade de Peito Aberto, que possui patrocínio da MRN e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

 

No final, o resultado foi 3 a 3, mas a verdade é que todos saíram ganhando, como sempre acontece no cooperativismo. “O jogo foi bem disputado. Não fiz gol, mas foi divertido. Depois, ainda pudemos brincar, tomar banho de piscina e pintar o rosto. Gostei muito do Dia C”, afirmou o aluno da comunidade do Moura, Luiz Felipe de Jesus, 11 anos.

 

 

Outra atração do Dia C Porto Trombetas foi a participação de diversos empreendedores do distrito, que expuseram seus produtos e serviços. Entre estes, a Cooperativa de Trabalho da Comunidade do Boa Vista (COOPERBOA). A singular presta serviços gerais, de motoristas, operador de maquinas e aluguel de equipamentos. O principal cliente é a Mineradora Rio do Norte (MRN) e suas terceirizadas.

 

Outra cooperativa presente foi a Sicredi Grandes Rios MT/PA. Com agências em Itaituba, Santarém, Rurópolis, Altamira, Belterra e Brasil Novo, são mais de 13 mil cooperados em todo o Pará.  Em Porto Trombetas, são 50 associados, entre eles, a CREDNORTE que operacionaliza seus recursos em intercooperacão com o Sicredi.

 

“O evento superou nossas expectativas. Nosso desafio é justamente este: abrir as portas do cooperativismo para o povo de Porto Trombetas. Temos diversos pequenos empreendedores aqui que precisam apenas de um apoio para desenvolver suas atividades. Por isso, buscamos não apenas oferecer serviços sociais, mas também oportunidade de negócios que tenham resultados ainda mais efetivos”, reiterou o presidente da CREDNORTE, Alexandre Cordeiro.

 

Na programação cultural participaram grupos de dança. Embora carregue rostos, sotaques e culturas diferentes, Porto Trombetas mantém as raízes do Pará, como o carimbó do grupo Parauara. O projeto iniciou em uma escola de Terra Santa e passou a ser referência cultural no município. Presta serviços sociais a 20 crianças e jovens com oficinas de dança, carimbó e percussão.

 

“Parabenizamos a iniciativa da cooperativa e nos disponibilizamos a auxiliá-la para que o evento tenha proporções ainda maiores no próximo ano. Traremos outras instituições parceiras, como o Sebrae/PA, que também entrarão nessa corrente de voluntariado”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.