Mestrandos fazem intercâmbio técnico em comunidade em Portel

Foram apenas 4 dias de um aprendizado para uma vida de sonho. Um sonho em ver uma comunidade inteira de 31 famílias com um espírito de cooperação nascido a partir de um momento grave de crise. E isso aconteceu em plena Ilha do Marajó, na comunidade de Santo Ezequiel Moreno, em Portel. Essa foi a vivência de 23 alunos do curso de Mestrado Profissional em Empreendimentos Agroalimentares do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal (IFPA Castanhal) durante o intercâmbio técnico ocorrido entre os dias 04 e 07 de outubro.

 

“É um impacto muito grande conhecer essa experiência tão viva. É realmente inspiradora. Até as crianças demonstram o espírito de coletividade e reciprocidade. A comunidade inteira pensa no futuro, em como as decisões do agora podem impactar diretamente o bem-estar das próximas gerações. Por isso há todo um cuidado em construir coisas permanentes”, conta Flávia Gil, técnica operacional do Sistema OCB-PA.

 

Os mestrandos conheceram a nova história da comunidade, escrita a partir e uma grave crise iniciada em 2003. Assim como em vários locais na Amazônia, as comunidades tradicionais mantinham uma base socioeconômica extrativista. Em Santo Ezequiel Moreno, não era diferente até que a coleta de açaí nativo praticamente chegara ao fim e a comunidade se viu em uma situação desesperadora. Sem base econômica, como seria manter-se viva?

 

Após várias reuniões em busca de alternativas para superar o problema, a comunidade ribeirinha fundou a Associação dos Trabalhadores Agroextrativista do Rio Acutipereira (ATAA) em tomaram as seguintes medidas: proibiram a extração de palmito e optaram pelo manejo sustentável dos açaizais. Posteriormente, em 2010, criaram o Fundo Solidário Açaí, o qual estabelecia que – para cada rasa de açaí vendida, R$1 seria destinado ao Fundo.

 

“Hoje, o valor para o Fundo é de R$2 e essa união da comunidade resultou em um empoderamento social extraordinário que virou referência. E é por isso que incluímos esse intercâmbio técnico no currículo do nosso Mestrado: para que os alunos vejam que é possível colocar em prática, de maneira real e sustentável, a relação entre social, meio ambiente e econômico”, explica Romier da Paixão Souza, professor do IFPA Castanhal.

 

Com o Fundo, foram realizadas melhorias na infraestrutura, como a construção de uma ponte, uma cozinha indústria na escola local e uma pequena agroindústria. De lá para cá, muita coisa mudou e para melhor. A comunidade se fortaleceu. Um dos principais desdobramentos foi a instalação do Centro de Referência em Manejo de Açaizais no Marajó (Manejaí), que visa a consolidação e democratização do conhecimento em torno do manejo de impacto mínimo de açaizais nativos para a produção sustentável de açaí.

 

Cooperativa

 

A partir dessa experiência, o Sistema OCB-PA identificou possibilidades viáveis e propícias a estruturação de uma cooperativa. “Vamos incluir um grupo indicado pela comunidade para orientar sobre a criação de uma cooperativa, desde o processo de entendimento do cooperativismo e ao negócio em si. O principal já existe aqui: a organização coletiva”, adiantou Jamerson Carvalho, analista em cooperativismo do Sistema OCB-PA.

 

O grupo será orientado pela incubadora de cooperativas IncubCoop do Sistema OCB-PA, que disponibiliza assessoria contábil a grupos interessados em montar cooperativas, fortalecê-las, dentro das áreas de produção de bens e serviços, agricultura familiar, transporte e mineral. O IncubCoop é realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará e contadores voluntários.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.