Produtos da Cooprima ganham selo de qualidade

A Cooperativa de Trabalho dos Agricultores Familiares de Primavera (Cooprima) certificou 16 novos produtos junto à Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. O selo comprova a origem e qualidade dos produtos artesanais à disposição do consumidor, ampliando as possibilidades de parcerias comerciais. O requerimento pode ser feito pelo portal do Ministério da Agricultura.

O selo tem por objetivo estabelecer e manter a confiança do consumidor na produção oriunda da agricultura familiar, criando uma imagem associada a esta. Os produtos certificados da Cooprima foram: aromatizante de priprioca; óleo de rícino; óleo de castanha do Pará; óleo de buriti; óleo de coco de babaçu; óleo de andiroba; óleo de copaíba; mel puro; mel silvestre; licor de açaí; licor de jambu; licor de cupuaçu; molho de pimenta com tucupi; urucum; leite do Amapá; e a tradicional cachaça de jambu.

Segundo a presidente da Cooprima, Joelma Nunes, a iniciativa vai valorizar ainda mais a produção familiar e a cooperativa já está trabalhando para regulamentar outros produtos. “Essa certificação vai abrir mais possibilidades para a agricultura familiar e estimular a produção a partir de uma perspectiva livre de agrotóxicos e ambientalmente sustentável. Estamos confiantes na expansão de mercado que teremos e já estamos trabalhando para regularizar também outras mercadorias, como folhagem, abóbora e macaxeira”, adianta Joelma.

Por meio da certificação, os produtos passam a ser expostos na “Vitrine da Agricultura Familiar”, uma plataforma web criada pelo governo federal para ampliar a visibilidade dos produtos oriundos da agricultura familiar. A plataforma divulga a rastreabilidade da origem do produto e informações como embalagem, valor nutricional e contatos do produtor.

Todos os agricultores familiares, com DAP, podem solicitar o uso do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) através do portal Vitrine da Agricultura Familiar. Para requisitá-lo ou renová-lo, é preciso informar um CNPJ, no caso de DAP Jurídica (empreendimento, cooperativa ou associação) ou CPF, no caso de DAP Familiar (agricultor familiar individual). O Sistema OCB/PA pode auxiliar as cooperativas agropecuárias no devido preenchimento das informações.

“No quadro de colaboradores da unidade estadual, dispomos de uma área específica voltada ao ramo agro com especialista em engenharia agrônoma que pode orientar as singulares neste processo. Estamos à disposição para dar todo o suporte e orientação técnica necessária. É muito importante que os produtores busquem essa adequação, já que o mercado consumidor exige garantias de segurança, qualidade e sustentabilidade”, destaca o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Texto: Fernando Assunção

Foto: Keilon Feio

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.