Senador Zequinha Marinho recebeu demandas de cooperativas

 

Em visita institucional à Casa do Cooperativismo, o senador recebeu o documento “Qualificação de Demandas Cooperativistas para Emendas Parlamentares”, que contém dados sobre as principais necessidades do ramo agro em relação à infraestrutura. Também discutiu-se sobre projeto que Zequinha planeja implementar com produtores de Tucuruí em parceria com o Sistema OCB/PA.

 

As principais demandas ressaltadas foram a aquisição de indústria própria, veículos para transporte da produção, revisão de plano de manejo e da unidade da flona, câmara frigorífica para armazenagem das mercadorias, diferimento fiscal, certificação e envasamento dos produtos.

 

A conversa foi preliminar e ainda será marcada outra reunião para discutir aspectos técnicos sobre as necessidades das cooperativas. “A perspectiva é que consigamos estreitar ainda mais essa relação para trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento do cooperativismo no Pará. Zequinha deixou evidente que as cooperativas são um dos seus focos de atuação, já que somente o empreendedorismo pode, de fato, transformar a realidade dos pequenos produtores”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

O senador também apresentou projeto de piscicultura que pretende implantar com ribeirinhos de Tucuruí, agregando um total de 360 famílias da região. A intenção é formalizar uma cooperativa que trabalhe com pesca em tanque rede, promovendo o desenvolvimento socioeconômico a partir da geração de trabalho, emprego e renda. Outra linha de atuação do projeto é contribuir para a preservação do meio ambiente ao se evitar a pesca predatória, atividade bastante comum na região.

 

“O lago de Tucuruí abrange muitas famílias de ribeirinhos que, hoje, atuam isoladamente na pesca artesanal e predatória. Nossa intenção é dar oportunidade para esses produtores profissionalizarem seu negócio, tornando-se, de fato, empreendedores. Não há dúvidas de que existe um enorme potencial pesqueiro a ser explorado na região, mas é preciso que tenham condições para desenvolver suas atividades. Através das parcerias que estamos articulando, esse projeto se tornará possível”, comentou o senador.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.