OCB/PA investe em atendimento especializado para o Agro

 

Base da economia paraense, a agropecuária corresponde a mais de 12% do PIB estadual. O segmento precisa ser melhor explorado e a evolução do setor depende em parte da organização socioprodutiva proporcionada pelo cooperativismo. Uma das medidas adotadas pelo Sistema OCB/PA para aperfeiçoar o atendimento às cooperativas agro foi a contração do engenheiro agrônomo Deivison Pinheiro, que fará essa interlocução e mapeamento das necessidades específicas do ramo. Na programação, estão sendo feitas visitas técnicas em todas as singulares.

 

As primeiras cooperativas a serem visitada foram da região do nordeste paraense. Nelas, o analista do Sistema OCB/PA deparou-se com uma amostra do cooperativismo paraense. Já foram visitadas as cooperativas CAMTA, COOADAFTAR e CART, fazendo-se um levantamento das demandas, capacitações e treinamentos. Estão programadas para a próxima semana visitas na COOPASMIG, COAPEMI, AMAZONCOOP, D’IRITUIA e COOPERURAIM.

 

“Embora estejam no mesmo setor, cada negócio cooperativo possui especificidades que os tornam únicos. Entender o ponto de vista, conhecer a realidade de cada um e, por vezes, traduzir determinada demanda, fará com que possamos atuar melhor no desenvolvimento do cooperativismo agro paraense” explica Deivison.

 

 

Diagnóstico

 

Desde o lançamento da primeira edição do Diagnóstico do Cooperativismo Paraense (Diagcoop), percebeu-se a necessidade de investir de maneira mais técnica nas cooperativas do Ramo Agro. A partir daí, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (Gescoop), o Sistema OCB/PA desenvolveu um plano de ação para capacitar e orientar as cooperativas a desenvolverem a gestão, o negócio e a comercialização dos produtos, incluindo adequações aos requisitos exigidos pelos mercados institucionais, a exemplo das Forças Armadas.

 

“Ao visitar as cooperativas, vamos aproveitar para fazer a atualização in loco dos dados para a produção da próxima edição do Diagcoop. Vale lembrar que foi a partir do primeiro volume do Diagnóstico que o Sistema OCB/PA obteve um mapeamento real da situação dos segmentos cooperativistas e deu início a uma série de ações em prol das singulares”, comenta Deivison.

 

Outra ação estratégica foi a produção do documento “Qualificação de Demandas Cooperativistas para Emendas Parlamentares”, que contém dados sobre as principais necessidades do ramo agro em relação à infraestrutura. O Sistema passou a apresenta-lo a deputados estaduais, federais e senadores com o objetivo de fomentar a verticalização produtivo por meio das emendas.  

 

Também está articulando-se parcerias para planejar – por exemplo – a destinação de produtos, por meio de estudos prévios da demanda de produção e adequação do design de embalagens às exigências de mercado. Também está apoiando a criação da Central Agropecuária do Nordeste Paraense, que irá aproximar e integrar as cooperativas para melhor comercialização.

 

“Cada passo dado visa a consolidação e o crescimento do cooperativismo. É assim que faremos deste setor singular uma referência no nosso Estado”, enfatiza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.