spacer
 
    » SESCOOP-PA

Instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, integrante do sistema "S", criada pela Medida Provisória 1.715/98 e pelo Decreto 3.017/99.

É o responsável pelo ensino, capacitação profissional, monitoramento e promoção social dos cooperados, seus familiares, e trabalhadores das cooperativas do Estado do Pará. Nos últimos 10 anos, beneficiou milhares de pessoas ligadas, direta ou indiretamente, ao cooperativismo paraense.

Vincula-se, em nível nacional, à Organização das Cooperativas Brasileiras OCB e, em nível estadual, à OCB-PA.

Missão: promover o cooperativismo, a capacitação, a formação profissional, a autogestão e o desenvolvimento social nas cooperativas.

Visão: ser o agente formador e propulsor do desenvolvimento do cooperativismo.

Funcionamento do SESCOOP

  1. O SESCOOP Nacional recebe recursos do Governo Federal, repassados através do INSS, referentes à Contribuição Social das Cooperativas Brasileiras.
  2. Cada UF, através de sua Organização das Cooperativas do Estado - OCE, pode sediar uma Administração Regional do SESCOOP.
  3. O SESCOOP Regional planeja as atividades de capacitação, a partir das demandas das cooperativas locais. O SESCOOP Nacional aprova, monitora e avalia os resultados alcançados.
  4. Os recursos são repassados ao SESCOOP Regional, proporcionalmente às contribuições feitas pelas cooperativas do estado e mediante apresentação de um Plano Anual de Trabalho.
  5. O SESCOOP Regional presta contas ao SESCOOP Nacional que consolida as prestações de contas, encaminhando-as para o Tribunal de Contas da União - TCU.

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

  1. À disposição dos dirigentes de cooperativas, promovendo o aperfeiçoamento da gestão, de gerenciamento e da competitividade.
  2. com dedicação ao quadro social no aprendizado da participação nas decisões.
  3. Com o compromisso de capacitar e motivar os trabalhadores de cooperativas no comprometimento com os resultados almejados.
Perguntas frequentes:
 
Para que servem os cursos do SESCOOP?
 
O SESCOOP é o mais novo membro do sistema “S” de ensino, que realiza o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo e já está no mercado a mais de 10 anos.
Os cursos servem para ajudar na capacitação e formação dos cooperados, funcionários e famílias de cooperados.
 
Qual importância para a cooperativa se capacitar?
 
Em qualquer ramo e atividade econômica precisamos estar preparados para o mercado de trabalho e quando falamos de cooperativa não fica diferente o raciocínio.
 
Imagine abrir uma empresa e não saber como desenvolvê-la, trabalhar sua gestão, oferecer produtos qualificados e se capacitar para atender as exigências do mundo globalizado?
 
Nos cursos oferecidos pelo SESCOOP, atribuímos o real sentido da atividade empresarial oportunizando um esclarecimento constante das suas ações e resultados, qualificando os cooperados, funcionários e familiares de cooperados, para atender o mercado com seus produtos e serviços.
 
Quem pode fazer os cursos do SESCOOP?
 
Todos os cooperados, funcionários de cooperativas e familiares de   cooperados.
 
Como devo fazer para solicitar cursos do SESCOOP? 
OBS: A cooperativa ficará responsável em reunir os cooperados e demais interessados para o curso, verificar local e instrumentos que viabilizem a atividade.
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014