O Sistema OCB/PA

Nós nascemos com o objetivo de unir pessoas que acreditam no cooperativismo. Nos organizamos para fortalecer o movimento cooperativista e defendê-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o estado do Pará em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Ser cooperativista é acreditar que juntos podemos mais, e o Sistema OCB/PA é a consolidação dessa ideia.
Visão
Estrutura
O Sistema OCB no Pará é dividido em duas casas, cada uma com sua função específica e todas sempre trabalhando juntas pelo cooperativismo. Conheça como trabalha cada uma das nossas instituições e o que elas podem fazer por você, pelas cooperativas e pelo país.
logo-ocb-pa-4.png
Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará. Promove o cooperativismo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e lidera o movimento dentro e fora do Estado. A OCB/PA é a entidade máxima de representação das necessidades dos cooperados, proporcionando os benefícios que o cooperativismo é capaz de trazer para as pessoas, para a economia e para o planeta.
logo-sescoop-pa-2.png
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará. Foca no desenvolvimento das pessoas e dos negócios para fortalecer o cooperativismo. É o Sescoop/PA que formula e oferece cursos de capacitação, com foco na formação profissional, educação cooperativista, gestão e liderança cooperativa, entre outros. Uma das melhores formas para multiplicar resultados é acumular aprendizados.
Produtos e Serviços do Sistema OCB/PA
Registro e Filiação
De acordo ao que dispõe o parágrafo único, do artigo 107 da lei 5.764/71, bem como o inciso XI do artigo 5º da Lei Estadual 15.109/05, a OCB/PA tem como objetivo registrar todas as sociedades cooperativas com atuação no estado do Pará. A OCB/PA também é uma entidade sindical patronal, possibilitando a filiação das cooperativas, que é facultativa.
Representação e Defesa Sindical
A OCB/PA, no exercício de suas prerrogativas de Sindicato Patronal e legitima representante das cooperativas paraenses, tem a função de representar as Sociedades Cooperativas e firmar acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho, suscitar ou contesta dissídios coletivos que congregam as categorias e ramos do cooperativismo.
Fomento e Desenvolvimento
Serviço primordial na transferência de informações, levantamento de dados e consolidação do cooperativismo paraense. Os profissionais atuam na orientação e acompanhamento para constituição de novas cooperativas, e registro das mesmas na OCB/PA. Para isso realizam consultorias, palestras na área de cooperativismo e apoio técnico na gestão cooperativista.
Representação e Defesa Política e Econômica
Em atendimento à missão de representação e defesa política e econômica das cooperativas do Estado, a OCB/PA representa o cooperativismo paraense junto a várias entidades e conselhos de interesse do Sistema OCB/SESCOOP e das cooperativas paraenses.
Consultoria Jurídica, Contábil e Comunicação
Prestação de serviços de consultoria e emissão de pareceres nas áreas do direito cooperativo, tributário, comercial, previdenciário, administrativo, trabalhista e cível. Além de orientar nos procedimentos societários das cooperativas. Conta também com consultoria e emissão de pareceres nas áreas contábil, fiscal e tributária, além de orientações nos procedimentos internos da cooperativa. Auxilio às cooperativas na divulgação de notícias, eventos e projetos para a mídia.
Monitoramento
O SESCOOP/PA realiza atividades de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, por meio do programa autogestão, que tem como principal objetivo a manutenção da qualidade da gestão e longevidade das sociedades cooperativas. Dentre suas atividades está a disponibilização de ferramentas que possibilitam que a cooperativa verifique sua conformidade com a Lei 5.764/71, sua gestão e governança, bem como por meio de indicadores, análise sua saúde econômico-financeira, auxiliando na tomada de decisões.
Desenvolvimento de Cooperativas
Serviço voltado à oferecer às cooperativas paraenses o que há de melhor em Formação Profissional e Promoção Social, tão importante ao desenvolvimento de empregados e cooperados. É disponibilizado às cooperativas do Estado o Sistema de Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH), um programa em linguagem web que gerencia todas as atividades e eventos realizados pelas cooperativas em parceria com o SESCOOP/PA.
Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.