Cada bombom de chocolate da CacauWay é um convite para uma viagem gustativa, onde os aromas e sabores da floresta se unem ao cooperativismo em uma experiência única. A marca de chocolate pertence à Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (COOPATRANS), que é um exemplo de como a agricultura familiar pode ampliar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental na Amazônia.
Fundada em 2010, a cooperativa reúne 40 produtores de cacau de Medicilândia, com o objetivo de verticalizar a produção e agregar valor ao cacau cultivado na região. Foi a primeira a implantar uma fábrica de chocolate na região.
A CACAUWAY é reconhecida pela produção de chocolates de alta qualidade, livres de conservantes e aromatizantes artificiais, com destaque no mercado nacional e internacional, com produto premiado e posicionado junto aos melhores do Brasil. Já conquistou reconhecimento no Salão do Chocolate em Paris.
A marca oferece uma ampla gama de produtos, incluindo tabletes de chocolate com diferentes percentuais de cacau (30%, 60%, 65% e 70%); Chocolates com diversos recheios, combinando ingredientes tradicionais da Amazônia com sabores inovadores;
Chocolate em pó, produzido sem a manteiga do cacau, além de outros produtos derivados do cacau. Outro destaque é a “Cripioca” que é um chocolate com farinha de tapioca.
Os chocolates são produzidos com cacau cultivado na região da Transamazônica e Xingu, conhecido por seu sabor único e alta qualidade. A cooperativa adota práticas de manejo florestal responsável, garantindo a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
Com suas atividades, a cooperativa busca valorizar a produção do cacau, gerar renda, colaborar com a fixação das famílias no campo e auxiliar na conservação da floresta. Com atuação no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13, na ação contra a mudança climática, é possível aliar desenvolvimento econômico, inclusão social e responsabilidade ambiental, contribuindo para os objetivos de sustentabilidade.