O Arquipélago do Marajó é marcado por profundas desigualdades sociais. Com 14 de seus 17 municípios apresentando IDH baixo ou muito baixo, a região enfrenta uma crise estrutural que afeta a vida de milhares de pessoas. Em 2019, já se encontrava entre as 10 unidades de conservação da Amazônia mais ameaçadas, seja por conflitos de terra ou por obras de infraestrutura.
Em meio a esse contexto, a Cooperativa Agroextrativista e Pecuária da Comunidade de Santo Ezequiel Moreno (COOPIAÇÁ) tem se mostrado como um agente de mudança para um futuro mais próspero e sustentável na região, tudo por meio do cooperativismo.
Nascida na comunidade de Santo Ezequiel Moreno, em Portel, é uma cooperativa conhecida pela produção de açaí e agricultura familiar, além de também trabalhar com a pecuária, mas para sustento próprio. O açaí, em especial, é a principal fonte de renda de muitos ribeirinhos da comunidade, fortalecendo a economia local e promovendo o desenvolvimento sustentável.
A Coopiaçá foi reconhecida na premiação do SomosCoop Melhores do Ano de 2024, do Sistema OCB Nacional, com o troféu prata na categoria Desenvolvimento Ambiental, pelo projeto Sanear. Esta iniciativa promove a construção de banheiros ecológicos e acesso à água potável para os moradores da região. Evidenciando mais uma vez sua responsabilidade com a qualidade de vida da comunidade ao seu redor.
A cooperativa também foi reconhecida por sua participação no Dia de Cooperar, realizado em 2024 pelo Sistema OCB/PA. Nesse evento, foram realizadas ações de saúde, assistência social e atividades de lazer para aproximadamente 200 pessoas da comunidade e seus arredores.
O trabalho da Coopiaçá está diretamente alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 da ONU, que busca erradicar a fome e garantir segurança alimentar por meio da promoção da agricultura sustentável. Ao incentivar a produção local de alimentos e fortalecer a agricultura familiar, a cooperativa contribui para o acesso a uma alimentação saudável e nutritiva, além de gerar oportunidades de trabalho para os pequenos produtores.