SICREDI NORTE

Sicredi Norte investe em estruturas sustentáveis e resilientes

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas ONU, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. A COP 30 no Pará também visa estimular a conscientização das empresas sobre a necessidade de práticas alinhadas à ODS 9.

Entre as iniciativas recomendadas pela ONU, destacam-se o Investimento em infraestrutura verde, com a priorização de projetos que utilizem materiais sustentáveis, reduzam emissões de carbono e minimizem o impacto ambiental; Infraestruturas projetadas para resistir a eventos climáticos extremos e que beneficiem todas as comunidades, incluindo as mais vulneráveis.

Adotar práticas alinhadas ao ODS 9 da ONU pode trazer uma série de benefícios para as empresas, impulsionando seu crescimento e sustentabilidade a longo prazo. Investir em tecnologias limpas e processos inovadores a diferencia no mercado, atraindo consumidores e investidores cada vez mais conscientes. Empresas que se adaptam a essa tendência também podem expandir sua atuação para novos mercados, considerando que a demanda por produtos e serviços sustentáveis está crescendo globalmente.

Um bom exemplo é a Cooperativa Sicredi Norte, instituição financeira com mais de 20 anos de história que atua hoje em mais de 19 municípios paraenses, com 9 agências somente em Belém. Tendo como seu principal objetivo promover a inclusão financeira e o desenvolvimento das comunidades através do cooperativismo de crédito, tem uma atuação diretamente ligada ao ODS 9.

A cooperativa foi pioneira na inauguração da agência inteligente, em 2011, onde possui 274 placas de energia solar que garantem economia no consumo de energia elétrica durante as operações; duas cisternas de 16 mil litros que captam água da chuva a qual é direcionada para os banheiros da sede e da agência Humaitá; e o estacionamento inteligente, com 11 vagas para motos e 64 vagas para carros, incluindo vagas para idosos e cadeirantes, que promove a diminuição de emissão de CO².

Além disso, ao disponibilizar acesso a serviços financeiros, o Sicredi Norte do Pará contribui para o desenvolvimento de infraestruturas locais e apoia a industrialização sustentável, permitindo que empreendedores e empresas invistam em tecnologias e processos inovadores. Além disso, a cooperativa promove a inovação ao facilitar o acesso a novas tecnologias e práticas de mercado, estimulando o crescimento econômico sustentável na região. Nos últimos dois anos, a cooperativa disponibilizou cerca de R$ 8,5 milhões para financiamento de energia solar.