Sistema OCB/PA apoia na articulação de ACT entre Conab e Cresol

Imprimir

 

 

Cumprindo com sua atribuição de representação institucional do cooperativismo no Pará, o Sistema OCB/PA desempenhou um papel essencial de aproximação entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que resultou na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a nível nacional, da CONAB com a cooperativa de crédito Cresol Transamazônica.

O objetivo principal é garantir melhores condições para os pequenos produtores da agricultura familiar e demais setores extrativistas aos recursos financeiros previstos nos programas Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio), ampliando o acesso ao crédito, à comercialização e ao suporte técnico.

O acordo reflete o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar, uma base importante da economia local. Neste sentido, a Cresol entra como parceira estratégica, oferecendo soluções financeiras adequadas à realidade de cada setor, promovendo inclusão financeira e impulsionando o empreendedorismo rural.

O Sistema OCB/PA atuou como ponte entre as instituições, promovendo diálogos e alinhamentos estratégicos para que a Cresol pudesse ser a principal instituição financeira a conduzir os recursos dos programas do governo federal, em especial os programas da CONAB. Além disso, garantiu que as demandas das cooperativas do estado fossem ouvidas e atendidas, fortalecendo a atuação do cooperativismo na região.

A parceria vai facilitar o acesso ao crédito rural com linhas de financiamento personalizadas para cooperativas, associações e pequenos produtores. Além de ampliar a participação dos agricultores familiares nos programas governamentais e a assistência técnica para melhorar práticas de gestão e produção.

Para o superintendente da Cresol, Lucas Gelain, esse convênio é um divisor de águas para o cooperativismo financeiro paraense, uma vez que a Cresol Transamazônica terá a oportunidade de operar o orçamento federal desses dois programas da CONAB. E para se ter uma ideia do impacto dessa operação, a cooperativa terá R$ 1,1 bilhão de reais em potencial de negócios de orçamento federal e da Conab para esses programas.

“É uma grande conquista para a nossa cooperativa. Queremos entender nossos agradecimentos ao Sistema OCB/PA pelo apoio de sempre, e, principalmente, o apoio em especial nessa iniciativa que contou com sua participação direta nas tratativas iniciais junto a Conab”, declarou Gelain.

O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/PA, Diego Andrade, destacou que o acordo é mais um passo para consolidar o papel das cooperativas como agentes de transformação econômica e social no estado.

“Estamos conectando esforços para garantir que os agricultores familiares, em especial das cooperativas, tenham as ferramentas necessárias para crescer e prosperar. Isso não é apenas sobre o desenvolvimento econômico, mas sobre o impacto positivo na qualidade de vida das pessoas,” afirmou Diego.