Sistema OCB/PA apoia ações para potencializar a agricultura familiar na região do Caeté

Imprimir

 

O Sistema OCB/PA, a convite da Agência Sebrae Caeté, participou na última sexta-feira (09), do “Seminário Mulheres do Campo”, no município de Capanema, que apresentou os resultados das ações para potencializar a agricultura familiar, que beneficiará cerca de 526 produtores rurais, na região de Caeté.

Esse resultado é fruto de uma iniciativa que começou a partir de uma ação do Sistema OCB/PA em parceria com o Sebrae Região Caeté, em 2024, com a promoção de palestras; orientações técnicas para atividades administrativas, contábeis e jurídicas nas cooperativas; orientações para constituição de novas cooperativas e regularização das já existentes junto a OCB/PA.

A partir do suporte técnico e institucional do Sistema OCB/PA as cooperativas se organizaram para fornecer seus produtos para outros mercados. Uma das grandes conquistas desse processo é o acesso efetivo aos programas da CONAB, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que viabilizou quase R$ 9 milhões em negócios que beneficiarão 526 agricultores, dos quais 416 são mulheres e 110 homens, sendo que 460 deles venderão pela primeira vez para a CONAB.

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, esses programas representam uma oportunidade concreta de mercado para os agricultores familiares, garantindo a comercialização de seus produtos com segurança e preço justo.

“Com o apoio técnico, capacitação e articulação institucional, estamos viabilizando que cada vez mais cooperativas estejam aptas a acessar esses programas. Isso significa mais alimentos na mesa da população, mais renda no campo e mais dignidade para os homens e mulheres que vivem da agricultura”, ressaltou o presidente.

E nesse cenário de transformação estão as cooperativas COOPRIMA, AGROMEL e a Rede Nossa Pérola. A COOPRIMA já tinha esse acesso, mas com o apoio do Sistema conseguiu ampliar para outros programas. “Esta é a terceira vez, que sou contemplada pelo projeto da CONAB. Sou apicultora e meliponicultora na região, mas também possuo plantio de melancia, então tenho essa ligação forte na agricultura. E na nossa cooperativa estamos beneficiando cerca de 100 mulheres”, declarou Joelma Nunes, presidente da Cooperativa de Primavera, no município de Primavera.

O encontro reuniu produtores rurais da região, além de representantes de instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o presidente da Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio, Serviços, Cooperativismo e Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, deputado Fábio Freitas, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outras.

Para mais informações sobre este assunto entre em contato com nosso analista em cooperativismo Edilson Júnior pelo telefone: 91 9 9346-9466.