O parlamentar recebeu o documento “Qualificação de Demandas Cooperativistas para Emendas Parlamentares”, conheceu um pouco mais sobre o cooperativismo e o trabalho desempenhado pelo Sistema OCB/PA ao longo do Estado. Vavá demonstrou intenção de ser um dos representantes do segmento no Congresso Nacional, integrando também a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (FRENCOOP).
A deputada estadual Prof. Nilse Pinheiro é a presidente da FRENCOOP/PA. Para ela, o cooperativismo é uma alternativa viável para gerar desenvolvimento econômico e social. "Temos que ter em mente que o nosso objetivo é gerar emprego e renda. Sem dúvida, o cooperativismo é um dos melhores caminhos para isso. Temos exemplos de cooperativas de vários portes no Estado, mas todos começaram pequenas. E é esse caminho que queremos para este segmento: crescimento”, enfatizou a presidente da FRENCOOP/PA.
Na ocasião, tratou-se sobre as demandas políticas das cooperativas com base nas informações do ramo agropecuário, que busca a verticalização produtiva. O documento entregue apresenta o panorama do segmento e indica as necessidades relacionadas à infraestrutura de 31 cooperativas de todas as regiões paraenses.
As principais demandas ressaltadas foram a aquisição de indústria própria, veículos para transporte da produção, revisão de plano de manejo e da unidade da flona, câmara frigorífica para armazenagem das mercadorias, diferimento fiscal, certificação e envasamento dos produtos.
O deputado confirmou apoio ao segmento e se disponibilizou a remarcar reunião com a presidência do Sistema OCB/PA para dar prosseguimento nas ações. Também confirmou participação na abertura da Feira de Negócios do Cooperativismo.
“Como minhas origens são do sul do país, conheço muito bem o cooperativismo e como é capaz de transformar a realidade local, proporcionando desenvolvimento socioeconômico. Também já tive a oportunidade de conhecer algumas cooperativas paraenses que atuam com a reciclagem e, em conversas com a SEDAP, também pretendemos auxiliar os produtores rurais do nosso Estado”, explicou Vavá Martins.
Agro
Base econômica de grande parte dos municípios paraenses, o segmento agropecuário também possui um peso importante no cenário cooperativista. Segundo o Diagnóstico do Cooperativismo Paraense, o ramo agropecuário é composto por 62 singulares e cerca de 6.083 cooperados. Desses, 80% são voltados à produção familiar. Foi a partir dessa leitura, que o Sistema OCB/PA sentiu a necessidade de produzir o documento voltado às cooperativas agro.
“A conversa com Vavá foi bastante produtiva e a expectativa é boa de conseguirmos benefícios e desenvolvimento às cooperativas. Continuaremos o contato com a equipe técnica do deputado para identificarmos as melhores alternativas. É mais um parlamentar que reconhece a necessidade de fomentar trabalho, emprego e renda através empreendedorismo coletivo”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Texto: Fernando Assunção e Wesley Santos