O último domingo (06) no Portal da Amazônia foi marcado por passos de solidariedade, união e compromisso social. A 3ª Corrida e Caminhada da Cooperação – Edição Belém reuniu cooperativas, dezenas de voluntários, instituições parceiras e milhares de moradores da capital paraense em uma grande mobilização em prol do bem coletivo. Realizado pelo Sistema OCB/PA, o evento abriu oficialmente o calendário do Dia de Cooperar (Dia C) no estado em 2025, reforçando o papel transformador do cooperativismo nas comunidades locais.
A Corrida e Caminhada da Cooperação é mais do que um evento esportivo, é uma iniciativa que traduz, na prática, os valores do cooperativismo e sua atuação em prol do desenvolvimento sustentável. A atividade está diretamente alinhada com o 6º princípio do cooperativismo – intercooperação, que consiste na cooperação entre cooperativas e no 7º princípio do cooperativismo – interesse pela comunidade, e contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que diz respeito à redução das desigualdades, erradicação da fome e promoção de saúde e bem-estar.
Com este forte viés solidário, o evento mobilizou mais de 4 mil pessoas em uma corrente do bem que ultrapassou o esporte. O grande destaque foi a arrecadação de mais de 9 toneladas de alimentos não perecíveis, coletados pelo Sistema OCB/PA durante a inscrição da corrida. Todo o volume será destinado a instituições que desempenham um papel essencial na assistência social: a Creche Lar Cordeirinho de Deus, a Creche Edelburga Queiroz e o Projeto Anjo da Guarda, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O sucesso do evento também foi resultado da atuação conjunta das cooperativas colaboradoras, que marcaram presença com serviços gratuitos à população. Cresol Transamazônica, Unimed Belém, Central Única de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, representado pela Concaves, Uniodonto Belém, Sicredi Norte, Coofarmi, Cooenfi, Sicoob Primavera, Sicoob Cooesa e Sicoob Coimppa estiveram entre as cooperativas parceiras que contribuíram ativamente para a realização do evento. Na oportunidade, os participantes receberam medalhas de participação, alimentação, e tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos oferecidos pelas cooperativas, como massagens e ações de saúde.
Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a edição de 2025 superou as expectativas: “Terminamos mais uma Corrida da Cooperação, um evento esplendoroso, maravilhoso, que reuniu mais de 4 mil pessoas e arrecadou mais de 9 toneladas de alimentos não perecíveis. Isso, para a gente, é uma satisfação muito grande. A equipe mais uma vez se entregou de corpo e alma (...) encerrar um evento como esse, no qual conseguimos divulgar o Sistema OCB, o Sescoop/PA e suas cooperativas, para que cada vez mais possam entrar na casa dos paraenses, é motivo de muito orgulho. Só tenho a agradecer nossos patrocinadores, nossas cooperativas e o governo do estado”, afirmou.
O encerramento da Corrida e Caminhada da Cooperação também foi marcado por reflexões e aprendizados para fortalecer ainda mais as próximas edições. Para o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, o balanço foi positivo, especialmente pelo engajamento coletivo em prol de uma causa maior. “Acho que o importante é que conseguimos alcançar nosso objetivo, que é proporcionar atividade física para os cidadãos aqui de Belém e ajudar quem precisa com a arrecadação dos alimentos para doar para as creches. Não cobramos taxa de inscrição para o evento, o participante contribui com três quilos de alimentos. Então, muito obrigado às cooperativas que se envolveram, obrigado à nossa equipe e vamos para 2026 com mais uma edição da nossa Corrida e Caminhada da Cooperação”, declarou o superintendente.
Para Rosângela Muniz, vencedora da corrida de 10 km, o evento vai muito além da linha de chegada. “O sentimento é sempre de gratidão por estar participando desse evento maravilhoso. Sempre é muito bom estar cooperando e trazer as crianças para esse incentivo, buscando saúde. A organização está de parabéns. É uma experiência única, de corrida para corrida, então é sempre bom participar de um evento assim”, destacou a atleta.
A mobilização em torno da Corrida e Caminhada da Cooperação reforça que o cooperativismo vai além da atividade econômica, ele promove cidadania, saúde, bem-estar e, principalmente, solidariedade. A energia de mais de 4 mil pessoas correndo e caminhando por um propósito comum mostrou que o Pará está cada vez mais engajado com as causas sociais e disposto a transformar realidades por meio da união e da cooperação.