A solidariedade foi além das ruas e chegou diretamente às mesas de quem mais precisa em mais uma demonstração de que o cooperativismo vai muito além da economia, nesta quarta-feira (09) o Sistema OCB/PA juntamente com as cooperativas Siccob Cooesa, Sicredi Norte, Cresol, Sicoob Coimpp, Coofarmi e Unimed Belém realizou a entrega oficial dos alimentos arrecadados durante a Corrida e Caminhada da Cooperação 2025. A iniciativa, que uniu saúde, esporte e solidariedade, resultou na doação de nove toneladas de alimentos não perecíveis para instituições Creche Lar Cordeirinho de Deus, Creche Edelburga Queiroz e o Projeto Anjo da Guarda, que prestam apoio a crianças em situação de vulnerabilidade social na região metropolitana de Belém. Ainda participaram da ação a Uniodonto, Cooenfi, Sicoob Primavera. 

O evento que ocorreu no último domingo, dia 06, reuniu mais de três mil participantes entre cooperados, colaboradores, atletas amadores e simpatizantes do movimento cooperativista. Para se inscrever, cada participante contribuiu com 3 kg de alimentos não perecíveis. O engajamento superou as expectativas e reforçou a força do cooperativismo em ações de responsabilidade social.

A entrega dos alimentos foi marcada por momentos de emoção e gratidão. Representantes das entidades destacaram a importância do apoio em um momento de tantos desafios. Para muitas dessas organizações, as doações representam não apenas alimento no prato, mas também esperança renovada.

“Esses alimentos chegaram em boa hora para as crianças atendidas pelo Projeto Anjo da Guarda porque já estávamos com poucos mantimentos para atender as crianças. Graças aos esforços do Sistema OCB/PA juntamente com as cooperativas parceiras, agora teremos alimentos por muitos meses. Meus agradecimentos a todos por esse apoio ao Projeto Anjo da guarda”, declarou Ellen Sandra Melo, Inspetora Geral da Guarda Municipal de Belém.

Mais do que um trabalho, temos uma missão na Creche Cordeirinhos de Deus e estamos muito gratos por essa parceria com o Sistema OCB e as cooperativas. Porque hoje atendemos muitas crianças em vulnerabilidade, que por algum motivo foram retirados dos pais pelo Conselho Tutelar e   é muito gratificante a gente poder ajudar essas crianças com nosso trabalho, lembrou João Batista Nascimento, representante da Creche Cordeirinhos de Deus.

Todo esse trabalho a gente fez de coração, movido pela solidariedade e o espírito cooperativista. Estamos muito felizes em saber que esses alimentos vão ajudar realmente quem precisa. Isso é muito gratificante para todos nós, ressaltou o Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

“Estamos gratos em fazer parte desse momento tão especial e reiterar o compromisso do Sicoob Cooesa com a intercooperação e o interesse pela comunidade, princípios que norteiam o cooperativismo, a prova disso são esses alimentos doados que vão impactar muitas vidas”, pontuou Márcia Ramos, presidente do Sicoob Cooesa.

 O nosso objetivo maior foi alcançado, diante dessas 9 toneladas de alimentos que arrecadamos e que vão atender centenas de crianças. Ações como essa ajudam não só no combate à fome, mas também no fortalecimento das redes de apoio às nossas crianças, frisou Napoleão de Alencar, vice-presidente da Sicredi Norte.

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a iniciativa reforça o verdadeiro espírito da cooperação. “A Corrida e Caminhada da Cooperação nos mobiliza a olhar para o outro. Cada parceiro, cada participante, cada voluntário faz parte desta entrega. Todo o trabalho para organizar o evento é parte de algo maior, que é a entrega desses alimentos para essas entidades”, concluiu o presidente.   

Além da arrecadação de alimentos, o evento também teve como foco a intercooperação das cooperativas e a comunidade em geral, em uma grande celebração dos valores cooperativistas que somam ajuda mútua, responsabilidade social e interesse pela comunidade.