Ampliando sua conexão com diversos públicos do segmento, a Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense – FENCOOP 2025, contará com o 1° Seminário Amazônico da Juventude de Catadores de Recicláveis do Estado do Pará, promovido pelo Sistema OCB/PA, com o objetivo de conectar os jovens de diferentes regiões do estado para discutir soluções de melhorias de trabalho, ampliar a representatividade, incentivar a criação de redes de apoio entre os jovens catadores e ampliar oportunidades dentro do cooperativismo.

O evento que faz parte do Encontro Juventude Catadora, um espaço criado para dar voz aos jovens catadores e catadoras de materiais recicláveis do Pará, contará com a participação de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis do estado, além de representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), da Rede de Economia Solidária das Associações e Cooperativas dos Catadores de Materiais Reutilizáveis do Estado do Pará - REDE CATAPARÁ e instituições parceiras que incentivam o protagonismo da juventude no setor.

Para enriquecer os debates, a OCB/PA prepara um painel temático com especialistas e jovens lideranças do setor compartilhando experiencias à frente de uma cooperativa, como a Poliane Gonçalves da CooperMorrinha – GO e a representante do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR), Jennifer Thais Santos Fernandes, trazendo a visão nacional do setor e oportunidades para os jovens.

A programação inclui os seguintes temas: Oportunidades para Jovens Catadores no Cooperativismo; Políticas Públicas e Inclusão dos Catadores nos Planos de Gestão de Resíduos; Inovação e Tecnologia no Setor da Reciclagem e; Soluções Coletivas para o Fortalecimento das Cooperativas de Catadores de materiais recicláveis.

Importância do evento para o cooperativismo paraense

A reciclagem é um pilar fundamental para a sustentabilidade e economia solidária no Pará. Dar espaço para a juventude catadora significa garantir a continuidade e inovação do setor, promovendo melhores condições de trabalho, inclusão e reconhecimento do papel essencial que os catadores desempenham na sociedade.

E o Sistema OCB/PA busca estruturar e incentivar a participação de jovens catadores dentro do cooperativismo estadual. Além disso, a entidade acompanhará os encaminhamentos do encontro, ajudando a transformar as propostas em ações concretas e estruturadas para fortalecer o movimento da juventude catadora no Pará, por meio de um Plano de ação Territorial.