A partir de uma demanda identificada na Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense - FENCOOP, um passo importante para o fortalecimento do cooperativismo agropecuário no Pará foi dado por meio da Matriz da Cooperação. O Sistema OCB/PA e a ADEPARÁ assinaram, nesta quarta-feira (16), um Termo de Cooperação Técnica com foco no desenvolvimento e na regularização de cooperativas agropecuárias e suas agroindústrias.

A parceria visa alinhar esforços e estabelecer ações conjuntas para garantir a conformidade sanitária e legal das atividades agropecuárias realizadas pelas cooperativas no estado. A iniciativa também busca fomentar boas práticas, promover a sustentabilidade da produção e contribuir com a competitividade do setor cooperativista rural, a partir da orientação para as cooperativas e seus cooperados, dentro das suas realidades e necessidades. A ação contou com o apoio da Diretoria de Cooperativismo que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - SEDEME e a execução técnica da Nós Soluções Sustentáveis, consultoria estratégica prestadora de serviços ao Sistema OCB/PA.

Durante a reunião para a assinatura, realizada na sede da OCB/PA, em Belém, representantes das duas instituições destacaram a importância da união entre os órgãos para impulsionar a atuação das cooperativas, que têm papel essencial na geração de emprego e renda, principalmente nas regiões rurais do estado.

Segundo o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o acordo é muito importante para o setor. “Essa parceria vem ao encontro da nossa missão de fortalecer o cooperativismo no estado. Com o apoio técnico da ADEPARÁ, vamos conseguir levar mais orientação e apoio para que as cooperativas possam atuar de forma eficiente e dentro da legalidade, atendendo às exigências sanitárias e garantindo a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor”, afirmou o presidente.

Já o diretor-geral da ADEPARÁ, Jamir Macedo, ressaltou que a cooperação vai ampliar o alcance das ações da agência junto às cooperativas. “Estamos colocando à disposição toda a nossa estrutura técnica para apoiar esse segmento que tem grande relevância para a economia do Pará. Com essa integração, queremos trazer para a legalidade as cooperativas e suas agroindústrias que processam produtos de origem animal e vegetal e a gente sabe que por meio desse trabalho em conjunto com a OCB/PA, vamos proporcionar desenvolvimento para essas agroindústrias e os produtos produzidos pelos agricultores vão ganhar mercado e será comercializado em todo o estado, inclusive podendo fornecer para a merenda escolar", destacou.

Entre as principais ações previstas no Termo de Cooperação estão, as orientações sobre o cumprimento das normativas sanitárias, visitas técnicas a cooperativas, apoio na regularização de empreendimentos agroindustriais, além da criação de um canal permanente de diálogo entre as instituições.

A assinatura do termo reforça o compromisso do Sistema OCB/PA em atuar de forma articulada com órgãos públicos e instituições estratégicas, tendo em vista que, a ADEPARÁ é o órgão responsável por garantir a sanidade animal e vegetal no estado, além de fiscalizar e orientar a produção agropecuária, assegurando a qualidade dos produtos e a proteção da saúde pública e do meio ambiente.