Em um ambiente de troca de ideias, conexão e fortalecimento de valores cooperativistas, o Sistema OCB/PA realizou neste sábado (26), o Encontro de Jovens Cooperativistas - Geração C, reunindo jovens de diversas regiões do estado em uma programação repleta de conhecimento e integração. O evento foi marcado pela presença de grandes lideranças do movimento cooperativista, reforçando o papel estratégico da juventude no futuro do cooperativismo.

Entre os destaques da programação, o coordenador do Comitê de Jovens de Goiás, Mateus Reis, compartilhou experiências sobre como a juventude goiana vem se organizando para promover inovação e renovação dentro das cooperativas. Ele destacou que "o jovem é a energia que impulsiona a transformação, trazendo novas ideias e fortalecendo ainda mais os princípios do cooperativismo".

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, também esteve presente e fez questão de reforçar a importância da formação de novas lideranças. “O futuro do cooperativismo passa pelas mãos desses jovens que hoje se reúnem para aprender mais sobre a essência do cooperativismo. São eles que vão dar continuidade a esse modelo de negócios que transforma comunidades e gera desenvolvimento sustentável”, afirmou.

A programação do encontro destacou a apresentação e assinatura do termo dos novos membros da coordenação do Comitê Estadual Geração C – PA, formada para mobilizar e inspirar novas lideranças.

Outro momento de destaque foi a fala de Alana Adinaele, representante do Estado do Pará no Comitê de Jovens Geração C e representante do Comitê de Juventude da ACI Américas, referência no incentivo à participação jovem no movimento. Em sua fala, Alana abordou o papel dos jovens como agentes de mudança. “Mais do que herdeiros, os jovens são construtores do novo cooperativismo. Com criatividade, espírito de liderança e senso de propósito, eles têm o potencial de levar o cooperativismo a patamares ainda maiores”, enfatizou.

Luziane Sena, diretora de Cooperativismo da SEDEME, falou da responsabilidade em estar a frente de um cargo com tamanha representatividade que é o cooperativismo. “Ser uma jovem e ocupar um cargo de tamanha importância é mostrar aos outros jovens o futuro que estamos construindo e dizer que é possível levar o cooperativismo para as futuras gerações”, afirmou.

O Encontro Geração C foi um espaço não apenas de aprendizado, mas também de construção de uma rede sólida de jovens engajados, prontos para assumir protagonismo e fazer a diferença em suas cooperativas e comunidades.