1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo será em setembro

O formato será online e terá participação da UFPA, UFRA, UNAMA, IFPA Castanhal, Capitão Poço e de Santarém e Universidade de Alicante, da Espanha.

 

O 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC) é um evento que marca o incentivo do Sistema OCB/PA à produção de conhecimento acerca do cooperativismo. É o primeiro realizado em parceria direta com as academias a fim de valorizar e estimular a produção acadêmica sobre o sistema de produção cooperativista paraense, singular e único. Este ano, estava previsto para ocorrer em abril. No entanto, devido à pandemia, foi reprogramado para os dias 17 e 18 de setembro em formato online, pela plataforma Microsoft Teams.

 

Com essa reprogramação necessária, o evento ganhou mais um dia e mantém programação original, com as palestras, apresentação de pesquisas docentes e discentes, que selecionou 34 trabalhos de alunos. “Foi um grande desafio para nós adequarmos um evento que estava pronto para acontecer, mantendo o mesmo espírito acadêmico, engajamento e ‘presença’ online. É um evento que sonhamos junto de cada participante para mostrar o resultado de cada um. Certamente, o estudo do cooperativismo será antes e depois do EPPC”, comentou Melize Borges, coordenadora geral do EPPC do Sistema OCB/PA.

 

O evento ocorreria dentro da programação da maior da Feira de Negócios do Cooperativismo que, além de apresentar produtos e serviços de cooperativas paraenses, visava proporcionar uma experiência científica. “O cooperativismo é maior do que o próprio empreendimento cooperativista em si. É um sistema de produção, um estilo de vida, de coletividade, de comunidade, que precisa ser estudado, reconhecido e valorizado, porque gera uma mudança de mentalidade, de cultura e de modos operandi. Por isso, é tão importante incentivar e aproximá-lo das instituições de ensino técnico e superior”, explica Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

 

Educação

 

Nos últimos 10 anos, o Sistema OCB/PA investe na cultura da qualificação profissional, fazendo parceria com instituições de ensino para a realização de MBAs em Gestão de Cooperativas, em que a 3º turma está em andamento em Santarém, região oeste do Pará. Recentemente, no Mestrado Profissional em “Empreendimentos Agroalimentares”, voltados para beneficiar cooperativas, em parceria com o IFPA Castanhal.

 

“O 1º EPPC foi todo pensando para ser a confluência dessas ações de qualificação reais, concretas. Hoje, temos de fato pesquisadores em cooperativismo que precisam ser valorizados, ter o resultado de suas pesquisas divulgadas, para que possamos alcançar níveis cada vez mais altos nas nossas cooperativas, tanto no aspecto de mercado, quanto no aspecto humano, de qualidade de vida, de singularidade social, que só o cooperativismo é capaz de gerar”, finaliza Raiol.

 

Para inscrições acesse o link abaixo:

https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/391

Informações: (91) 9155-2580/ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.