Ações da OCB/PA beneficiaram mais de 7 mil em junho

 

A área de promoção social foi um dos destaques com 3.625 beneficiados em ações do Dia de Cooperar, que arrecadou cestas básicas para cooperativas em situação de vulnerabilidade. No total, foram 297 ações em junho, 2.620 pessoas atendidas e 7.944 beneficiários diretos e indiretos.

 

A área de monitoramento segue como destaque com 206 ações no mês. Foi feito o contato com as cooperativas regulares no Sistema OCB/PA para estruturação de pesquisa para diagnóstico das características gerenciais das cooperativas paraenses, especialmente os sistemas de controles, gestão da inovação e estruturas de governança.  

Também foram prestadas orientações técnicas, legais e contábeis às cooperativas, abrangendo a elaboração de atas de Assembleias Gerais Ordinárias e Estatuto Social, procedimentos a serem adotados para arquivamento na JUCEPA.

 

Mesmo em meio à pandemia, também houve muitas solicitações para registro de cooperativas na entidade. No total, foram 20 aplicações do Programa de Orientação Cooperativista (POC), tanto no acompanhamento inicial de grupo interessados em empreendedor por meio do cooperativismo, quanto visitas técnicas in loco para registro no Sistema OCB/PA.

 

Na área de fomento a mercado, a principal ação foi o lançamento do aplicativo ComprasCoopPA no dia 04 de julho, em na Feira da COOPERURAIM em Paragominas. A ferramenta é uma oportunidade para comercialização de produtos das cooperativas com maior agilidade e segurança.

 

“É um momento histórico que vai ser lembrado. Aqui, novamente, em Paragominas, estamos fazendo a diferença. É um município referência não só para o agronegócio empresarial, mas também familiar. Será um modelo para o restante do Brasil e do Pará”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Já na representação política, o Sistema OCB/PA promovendo visita técnica com a deputada estadual professora Nilse Pinheiro às sedes da COOPERNORTE e SICREDI Sudoeste MT/PA. O objetivo é criar um plano de trabalho com as demandas políticas prioritárias para a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (FRENCOOP/PA).

 

“No nosso planejamento previsto, faremos visitas técnicas em outros municípios para que os representantes do Pará no âmbito político conheçam de perto a realidade das cooperativas”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

No âmbito da Promoção Social, julho foi o mês de distribuição dos materiais arrecadados com destaque para parcerias interinstitucionais. O SEBRAE/PA fez a mobilização com a Central dos Movimentos Populares que firmou parceria com a UNICEF para atendimento a comunidades vulneráveis no Pará. A CMP também tem apoio da Cruz Vermelha Paraense, que também auxiliou nas entregas dos materiais. O SEBRAE/PA disponibilizou um caminhão para o transporte às cooperativas localizadas em Belém, Ananindeua e Icoaraci.

 

“Vimos a ação de fato, a união e a entrega desses produtos. É isso que a sociedade precisa: de ação. O Sistema OCB/PA é um parceiro nesse caminho do desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Rubens Magno, superintendente do Sebrae-PA.

 

Leia o relatório na íntegra

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.