SEBRAE/PA e Sistema OCB-SESCOOP/PA assinam Termo de Cooperação

 

O objetivo é unir expertises para acelerar o crescimento das cooperativas no Estado

 

Com o Termo de Cooperação Técnica, tanto o Sistema OCB-SESCOOP/PA quanto o SEBRAE/PA reforçam a parceria e reafirmam o compromisso com o desenvolvimento e o fortalecimento dos empreendimentos individuais e coletivos, como é o caso das cooperativas. Nessa perspectiva, a primeira ação é mapear e facilitar o acesso das cooperativas aos mercados institucionais nos municípios, em especial aos relacionados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Nesta primeira etapa, as instituições estão organizando as informações estratégicas para a proposição de um plano de ação. “Criamos um grupo de trabalho para levantar as informações, as necessidades prioritárias e o alinhamento de trabalho em que cada um de nós e trocaremos experiências para fazer essa parceria gerar os melhores resultados”, ressalta Rubens Magno, superintendente do SEBRAE/PA.

 

Dados da pesquisa feita pelo SESCOOP/PA em abril indicaram que os contratos mais estáveis estão relacionados aos mercados institucionais de gestão pública. No caso do PNAE e do PAA, 84% das cooperativas agro participavam de alguns desses programas, mas com a pandemia, 75% dessas cooperativas estavam com contratos travados. “Esse número é preocupante. Além do SEBRAE/PA ter uma importante atuação quando se fala em geração de negócios, mantém um setor dedicado ao acesso desses mercados, tanto para facilitar a inserção de fornecedores locais quanto para orientar os gestores municipais”, explica Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-SESCOOP/PA.

 

Nos últimos 8 anos, o SESCOOP/PA tem investido em organizar o máximo de informações possível sobre o cooperativismo paraense e de produção de conhecimento e tecnologias sociais, que colaborem com o desenvolvimento das cooperativas em seus locais de atuação, a exemplo dos Seminários Agro; participação em eventos científicos – como o SICOOPES, do Instituto Federal do Pará Campus Castanhal; desenvolvimento de metodologias próprias, como o Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (GESCOOP), que foi nacionalizado em 2018; a matriz da cooperação; o lançamento bianual do Diagnóstico do Cooperativismo (Diagcoop); a série de MBAs em Gestão de Cooperativas em Belém e Santarém; a 1º turma de Mestrado Profissional voltado para as cooperativas do ramo agropecuário; a Feira de Negócios do Cooperativismo (considerada a primeiro do Brasil neste segmento); e as oficinas práticas direcionadas ao PNAE e PAA.

 

Em julho, o SEBRAE/PA realizou uma pesquisa para verificar o impacto da pandemia nos pequenos negócios. Os resultados ilustram bem a realidade: 70% precisaram implantar mudanças; 79% tiverem os rendimentos reduzidos; 33% passaram a vender online; 20% em delivery e 25% para o cliente final.

 

Portal

 

Em setembro, o SEBRAE/PA irá lançar um portal de Compras Públicas do Pará, onde serão disponibilizados editais, informações de acesso, agenda de cursos e treinamentos para os pequenos empreendedores e gestores públicos. “O nosso objetivo é sempre incentivar os mercados locais, fazer com que cidades tenham uma economia girando e gerando qualidade de vida para as pessoas. A partir desse Portal, ficará mais fácil também para as cooperativas acessarem as informações em um só local. Hoje, essas informações estão disponíveis, mas dispersas. Com o Portal, será bem mais fácil”, enfatiza, Magno.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.