Cooperativas educacionais realizam ações para mostrar a importância da educação

Mostrar a educação como prioridade e estar perto das pessoas foi o que fez a CEAC, em Castanhal, no Dia da Raça. (Foto: CEAC)

 

Apesar do cenário desfavorável, das incertezas, as cooperativas de educação CEAC, de Castanhal, e COOPSOSTENES, de Santarém, organizaram ações para se aproximarem dos alunos, pais e da comunidade em geral a fim de mostrar o papel e a importância da educação para a vida das pessoas. Uma delas ocorreu no último sábado (05) em comemoração ao tradicional Dia da Raça.

 

O Dia da Raça comemorado no dia 05 de setembro, dois dias antes do Dia da Independência do Brasil, celebra a união de todos os povos que compõem a nação brasileira, de braços abertos para as pessoas de diferentes origens e etnias. É a data escolhida para a apresentação dos desfiles escolares como forma de mostrar o papel da educação para a sociedade.

 

No entanto, este ano precisou ser diferente. Os desfiles oficiais foram cancelados para evitar aglomeração de pessoas. Em Castanhal, a CEAC realizou uma apresentação simbólica na frente da uma das escolas da cooperativa, a Dr. Erivaldo de Jesus, com a presença de alguns professores e alunos com o objetivo de levantar o assunto da educação como uma prioridade e se aproximar um pouco mais dos alunos, pais e comunidade em geral.

 

Professores e alunos da CEAC (Foto: CEAC)

 

“Esse ano está sendo totalmente diferente de tudo que já vivenciamos. Não pudemos fazer aquele desfile bonito, alegre e festivo, mas também não podíamos ficar paradas sem mostrar o verdadeiro sentido dessa celebração: a união e a educação. As pessoas precisam ver que a educação é essencial para a vida e é por meio dela que se transforma uma sociedade, uma comunidade. Só a educação é capaz de impulsionar uma sociedade para frente”, enfatiza Kátia Santos, presidente da CEAC.

 

Em Santarém, a COOPSOSTENES mobilizou professores e pais em uma carreata que circulou pelas principais ruas da Pérola do Tapajós. Com um trioelétrico, música, animação e homenagens, a COOPSOSTENES colocou a voz da educação para todos ouvirem, que une, esclarece e acolhe.

 

“Se nós estamos aqui hoje é porque a população nos quer aqui. Não está fácil. Estamos passando por um momento muito difícil em que todas as escolas estão sofrendo com a inadimplência e perda de alunos. Essa carreata foi um momento muito especial para nós porque pudemos ver alguns alunos e pais, ver que as pessoas confiam em nós. Isso é muito importante. Tem muita gente que está muito abatida pelo novo coronavírus, seja de maneira direta ou indireta. Infelizmente, levou familiares e pessoas muito queridos de todos nós”, desabafa Arildo Nogueira, presidente da COOPSOSTENES.

 Trioelétrico da COOPSOSTENES durante a carreata do Dia da Raça. (Foto: COOPSOSTENES)

 

“Esse é o verdadeiro sentido do cooperativismo: a união. A educação que alia cooperação fortalece os valores da ética, da transparência e do conhecimento como molas propulsoras de transformação social, econômica e financeira. As cooperativas educacionais estão mostrando isso na prática: criando novas formas, implantando modelos inéditos e mostrando para nós que é possível avançar, mesmo na crise. Precisamos todos fortalecê-las e ajuda-las nesse momento. Afinal, o que seria do cooperativismo sem a educação?”, indaga Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

Um pouco carinho de carinho cooperativista nas ruas de Santarém. (Foto: COOPSOSTENES)

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.