SESCOOP/PA, Ufra e Unimed Belém uniram forças para realizar projeto de inclusão digital

O projeto irá disponibilizar curso gratuito de informática para cooperativas de reciclagem da Grande Belém

 

Se antes a utilização da informática já era uma necessidade, com a pandemia passou a ser uma questão de sobrevivência. E foi pensando exatamente nessa questão que o SESCOOP/PA em parceria com o a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Unimed Belém uniram forças para implantar o projeto de inclusão digital voltado para as cooperativas de reciclagem da Região Metropolitana de Belém. A expectativa é começar as aulas em outubro.

 

A ideia de fazer um projeto de inclusão digital já existia há um tempo, mas com a mudança deste momento, muitos projetos precisaram ser adaptados. Na Ufra, inicialmente, pensava-se em recondicionar microcomputadores. Na Unimed Belém, em montar pequenos laboratórios de informática em comunidades ribeirinhas. O que eles ainda não sabiam era que essas ideias juntas poderiam ser colocadas em prática muito mais rápido do que eles imaginavam.

 

Foi quando em uma conversa entre o assessor de Sustentabilidade da Unimed Belém, Eduardo Abrahão, o Superintendente do SESCOOP/PA, Júnior Serra, Eduardo contou desse desejo de levar noções básicas de informática para as comunidades ribeirinhas.

 

“Temos um projeto aqui chamado ‘Criança Feliz’, que até o início da pandemia, levava mensalmente orientações de saúde, palestras, oficinas e atendimentos médicos para comunidades das ilhas. Já estávamos vendo de que forma poderíamos fazer isso e, conversando com o Júnior, vimos a possibilidade de colocar esse projeto agora. Não da forma como tínhamos imaginado, mas de começar a agir agora e – posteriormente, sim – também beneficiar as comunidades ribeirinhas”, conta Eduardo.

 

Em paralelo, a Ufra também procurou o SESCOOP/PA em busca de apoio para um projeto que envolvesse os alunos do curso de Licenciatura em Computação. “Foi quando surgiu a ideia de unir forças e implantar um projeto que integrasse cada um desses atores na realização de projeto que disponibilizasse um curso de informática totalmente gratuito voltado para as cooperativas de reciclagens, cooperados e familiares. A Unimed fez a doação de 10 microcomputadores completos recondicionados e mobiliário. A Ufra entrou com os alunos para dar as aulas e o SESCOOP/PA com infraestrutura e bolsa para os alunos”, explica Júnior.

 

Essa será a primeira etapa do projeto, que, inicialmente, terá a duração de 12 meses, para 25 turmas, com 20 alunos cada. Posteriormente, o projeto será ampliado para alguns bairros da grande Belém e ampliado também para cursos profissionalizantes. “O mais importante desse projeto é a inclusão digital e essa integração, como se estivéssemos todos em sintonia”, enfatiza Jonas Castro, pró-reitor adjunto de extensão da Ufra.

 

 

 

 

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.