Mais de 500 participaram do 1º EPPC

Com números nacionais, o evento entra para o calendário anual do SESCOOP/PA

 

O 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC) é uma iniciativa inédita do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (SESCOOP/PA) em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade da Amazônia (UNAMA), o Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal (IFPA Castanhal) e a Universidade de Alicante (Espanha) para promover, valorizar e incentivar a produção de conhecimento sobre o cooperativismo, sistema produtivo que visa solucionar problemas econômicos por meio da união de pessoas. O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro na plataforma Microsoft Teams e foi transmitido simultaneamente pelo Facebook e YouTube. No total, 575 pessoas se inscreveram.

 

Embora o evento tenha sido voltado para os pesquisadores paraenses, também foi visualizado nos estados como Rio Grande do Norte e Goiás. “Isso mostra o quanto a temática sobre o cooperativismo é importante e interessa à comunidade acadêmica. Só aqui dos grupos de pesquisadores identificamos os estados do Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte”, enfatizou Anderson Pires, professor e pesquisador da UFPA.

 

O Marcel Botelho, reitor da UFRA, destacou o formato via internet. “Fazer eventos em formato online é uma realidade que veio para ficar. Estamos muito felizes com a capilaridade que o 1º EPPC teve, facilitando o acesso tanto de estudantes, quanto de pesquisadores. Os números evidenciam essa facilidade. Mais de 500 participantes é algo de eventos nacionais. Ter um primeiro evento já atingindo essa marca representa um grande feito para nós, como comunidade acadêmica, e para o desenvolvimento do cooperativismo em si”, afirmou.

 

Cooperação

 

Para Jonas Castro, pró-reitor adjunto de Extensão da UFRA, essa parceria viabilizada pelo Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade e o SESCOOP/PA tem gerado grandes frutos. “O papel da Extensão em uma universidade é fazer com que o conhecimento produzido dentro do ambiente acadêmico chegue até a sociedade, possibilitando avanços e desenvolvimento real. Essa parceria com o SESCOOP/PA nos permite colocar em prática vários projetos, que beneficiam tanto à sociedade, às cooperativas, quanto os nossos pesquisadores e estudantes. O 1º EPPC é um deles”, explicou Jonas.

 

Na programação, palestras, apresentação de pesquisas com o foco no desenvolvimento e inovação do cooperativismo paraense. Foram apresentados de 34 trabalhos selecionados de estudantes. Os três melhores foram premiados com um hadseat, para o 3º lugar; um tablet, para o 2º; e um smartphone, para o 1º.

 

A saber:

- 1º Lugar: PAULA FRANCINETH NASCIMENTO SILVA, com o trabalho: Identidade visual dos produtos transacionados pela Cooperativa D’Irituia.

 

- 2º Lugar: WAGNER LUIZ NASCIMENTO DO NASCIMENTO, com o trabalho: Rede de cooperação solidária para o incentivo e fortalecimento de ações cooperativistas no estado do Pará.

 

- 3º Lugar: CLEIDSON BARBOSA FAVACHO, com o Trabalho: Aplicação de análise sensorial em iogurtes produzidos pela Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP) para identificação da aceitabilidade em mercados de consumo.

 

- 3º Lugar: THAYNARA LUANY NUNES MONTEIRO, com Trabalho: Comercialização de produtos da agricultura familiar da Cooperativa de Agricultores Familiares de Terra Alta - COAFTA na Comunidade São Lourenço, Terra Alta – PA.

 

 

Segundo Cândido Neto, pró-reitor de Pesquisa da UFRA, que coordenou a seleção dos trabalhos, os estudantes demonstraram muita qualidade e já conseguiram apontar linhas de pesquisa dentro da temática do cooperativismo, com destaque para três: gênero (mulher no cooperativismo agro); importância econômica para o Estado; e o desenvolvimento agropecuário em si. “Foi bem interessante acompanhar esse processo porque já demostra certa maturidade nos alunos participantes, olhar científico. Isso já em uma primeira edição é um marco”, comentou.

 

“O 1º EPPC foi todo pensado para valorizar e incentivar a produção e conhecimento sobre o cooperativismo. Por isso, optamos por manter o empate a fim de contemplar os estudantes que conseguiram por mérito próprio a mesma pontuação. Isso nos honra muito. Aproveito para agradecer a todos que fizeram parte desse grande evento, às universidades, aos parceiros todos, que nos ajudaram a alcançar esse resultado e a colocar este importante Encontro no nosso calendário anual”, congratulou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

Clique aqui para ver o nosso álbum de fotos.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.