CASP foi selecionada para Residência Agrícola do MAPA

 

Aumentar produtividade leiteira em pequenas propriedades. Esse será o desafio dos alunos residentes selecionados para atuar na Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP). A singular é uma das unidades a serem atendidas pelos projetos submetidos pela UFRA, no Programa de Residência Agrícola do MAPA. A Universidade foi a segunda maior colocada em número de projetos aprovados no país.

 

O Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visa selecionar projetos voltados para a qualificação técnica. Serão estudantes e alunos recém-formados nos cursos de Ciências Agrárias e afins, de nível médio e superior, por meio de um treinamento orientado para a formação de profissionais capazes de atender demandas do dia a dia do trabalho no campo.

 

De acordo com o presidente da CASP, Antônio Alcoforado, já se iniciou um trabalho com a EMBRAPA pelo programa Balde Cheio e os alunos residentes, que atuarão na área bovina, fará o acompanhamento técnico das atividades. O objetivo é fazer com que as pequenas propriedades adotem boas práticas, novas técnicas de adubação, de manejo e se consiga ter uma maior produção nas mesmas áreas que hoje os cooperados trabalham.

 

“É uma conquista importantíssima. Tudo que for de tecnologia, inovação e acompanhamento técnico é um suporte indispensável para se achar o caminho do desenvolvimento. Hoje, para nós, o caminho é a produtividade. Só conseguimos uma excelência em produtividade com esse suporte”, explica Alcoforado. 

 

Atualmente, a cooperativa possui 100 cooperados de Vigia, Santo Antônio do Tauá e Santa Izabel. O carro-chefe da cooperativa são derivados do leite, como queijos, iogurte e manteiga. Ainda pretende-se desenvolver bebidas lácteas e creme de leite. Também tem forte produção de hortifrútis, como banana, cheiro verde, cebolinha, jambu e chicória.

 

“Essas ações de Residência Profissional, a curto, médio e longo prazo serão muito benéficas para todos os envolvidos: mais produtores receberão assistência especializada, mais profissionais terão vivência de uma cooperativa e, consequentemente, mais conhecimento será produzido”, ressalta Ernandes Raiol, presidente da OCB/PA.

 

O coordenador do projeto foi o Professor Dr. da UFRA, Cristian Faturi, que também teve o projeto melhor colocado no Pará e na região norte, junto com outro projeto da UFRR. A proposta foi contemplada com recursos para atender duas turmas de 20 residentes por dois anos, começando a partir de março do próximo ano.

 

“A ideia é que a universidade, através dos alunos, consiga fomentar a produção junto aos cooperados, aumentar produção de leite, a renda do produtor, reduzir o êxodo rural e manter esse produtor na terra com mais dignidade. Com o aumento da produção, a cooperativa terá mais matéria-prima para trabalhar e conseguirá processar mais leite, assim como aumentar o leque de produtos”, reiterou Cristian.

 

 

 

PROJETOS APROVADOS

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foi uma das instituições de ensino do Pará a submeter propostas de projetos para seleção no âmbito do Programa. Na fase preliminar a UFRA liderou a submissão e habilitação em nível nacional. Na última fase, a universidade ficou atrás apenas do IFCE, sendo a segunda instituição com maior número de propostas aprovadas em todo o Brasil.

 

“A UFRA foi a instituição que mais aprovou proposta no estado do Pará e junto com a UFT, a que mais aprovou na Região Norte. O Estado do Pará perde apenas para o Ceará em volume de recurso recebido, no qual a UFRA tem a participação de aproximadamente 60% do valor, o que nos fez ser a Universidade com maior volume de recursos despendido em toda a Região Norte”, comentou o pró-reitor adjunto de extensão, Jonas Castro.

 

Em julho, a UFRA participou de Webinar promovido pelo Sistema OCB-SESCOOP/PA para tratar justamente sobre o programa, como as cooperativas poderiam se candidatar como unidades recebedoras e sobre os benefícios da execução do projeto.

 

“A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão é fundamental na formação dos nossos profissionais. Nesse contexto, o programa de Residência Agrícola irá proporcionar essa indissociabilidade agregado ao impacto social da nossa universidade e ao fortalecimento das nossas parcerias com o Sistema OCB/PA e a FAEPA-SENAR. Um grande avanço sem dúvida”, afirmou o Reitor da UFRA, Marcel Botelho.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.