UNICA e COOAFAV assinam termo de Intercooperação para captação de recursos

O objetivo do Termo de Intercooperação é a elaboração de projetos de captação de recursos por meio dos editais disponíveis. A cooperativa de trabalho UNICA elabora o projeto, submete à seleção institucional e aplica as ações. A cooperativa de agricultores familiares do Assentamento Abril Vermelho (COOAFAV) é a beneficiária e quem recebe as ações.

 

A COOAFAV é uma cooperativa agro que possui 33 cooperados, localizada no Assentamento Abril Vermelho, em Santa Bárbara, sendo os principais produtos açaí, hortaliças (alface, cebolinha, cheiro verde e outros) e mandioca. Também está iniciando a expansão para a piscicultura.  A UNICA nasceu em Belém em outubro de 2019, dentro do projeto Incubcoop, do SESCOOP/PA.  Possui 20 cooperados e um portfólio que inclui o serviço de elaboração de projetos para captação de recursos.

 

Embora o Termo tenha sido assinado em setembro, o primeiro resultado dessa parceria pode sair já nesta terça (13/10). “Submetemos um projeto no Fundo CASA Socioambiental, que patrocina iniciativas que estabeleçam ações voltadas para o meio ambiente. Estamos ansiosos para ver logo esse resultado”, conta Alyson Carvalho, presidente da UNICA.

 

Com o título “Mudanças Climáticas e os impactos na produção agrícola das propriedades rurais do Assentamento Abril Vermelho, Santa Bárbara do Pará, PA”, o projeto visa à redução dos impactos ambientais diante deste contexto de mudanças climáticas, em que um dos benefícios diretos para a COOAFAV será a retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Com esse projeto será possível disponibilizar um avanço significativo na COOAFAV a partir dessa retificação do CAR e mostrar possibilidades viáveis e reais sobre como a preservação e conservação podem mudar o posicionamento mercadológico da cooperativa, porque irá atuar diretamente na cabeça das pessoas por meio de uma série de discussões, debates e capacitações”, explica Alyson.

 

 

O Termo também estabelece as responsabilidades de cada parte, em que a cooperativa beneficiada, no caso a COOAFAV se compromete a deixar a UNICA realizar os processos necessários para a elaboração do projeto, como o diagnóstico, e – sendo o projeto em si aprovado – a COOAFAV mantém a responsabilidade de participar das ações para que os resultados sejam alcançados.

 

“Acompanhamos o início da UNICA desde sua constituição e a enxergamos como uma cooperativa estratégica para o cooperativismo paraense. Nosso intuito é oferecer este serviço também para as demais cooperativas do ramo agro para ampliarmos a intercooperação e promovermos o desenvolvimento das cooperativas”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.