Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito inspira esperança em todo o mundo

 

Em toda a 3ª quinta-feira de outubro, que este ano é o no dia 15, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo Crédito (DICC) e, para 2020, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, sigla em inglês) reforça que o segmento está trazendo esperança para este momento de crise. O Woccu está incentivando as cooperativas de crédito de todo o mundo a compartilhar histórias sobre como estão fornecendo serviços financeiros, orientações e ajuda para os membros e comunidades a superar os obstáculos diários, perdas inesperadas ou desastres.

 

Para isso, o Conselho orienta o uso da hashtag #ICUDay nas mídias sociais a fim de aumentar a conscientização sobre esse importante trabalho e movimento cooperativista. “A melhor maneira de valorizar a importância das cooperativas é mostrando o trabalho, não para dentro do nosso segmento, mas para todos. A sociedade precisa conhecer o que é ser cooperativista, o porque somos e quais os benefícios isso traz para toda a comunidade”, ressalta Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

O Woccu estima que há, no mundo todo, mais de 85 mil cooperativas de crédito que representam mais de 274 milhões de cooperados em todos os países onde estão presentes. No Brasil, há cerca de 211,7 milhões de pessoas. Em 2019, segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, do Banco Central do Brasil, o número de pessoas ligadas às 873 cooperativas singulares de crédito chegou a mais de 12 milhões, ou seja, se todos os cooperados fossem vizinhos, seria maior do que o estado de Pernambuco, tão grandes quanto países como a Bélgica, Portugal e Grécia e até maiores do que os Emirados Árabes ou a Áustria.

 

 “Por serem tão essenciais na vida de tantas pessoas, como eu e você, por exemplo, que temos motivos de sobra pra comemorar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, celebrado ao redor do globo, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, desde 1948”, comenta Raiol.

 

As cooperativas estão presentes em 600 cidades brasileiras. Em muitas delas, são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e cumprindo todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central, em 6.043 postos de atendimento. Isso significa que 4,5% da população brasileira são atendidas por cooperativas de crédito.

 

 

*Com informações do Portal do Cooperativismo Financeiro

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.