Sistema OCB/PA faz homenagem ao Dia dos Professores

Professores, a profissão presente em todas as profissões. É a única capaz de permear todos os segmentos e estar em todos os mercados. No cooperativismo também é assim. Dados da OCB Nacional indicam que são mais de 300 em todo o Brasil. No Pará, são 7, congregando 224 cooperados nos municípios de Castanhal, Santarém, Belterra, Monte Alegre e Tucuruí.

 

As cooperativas educacionais visam contribuir com uma formação de cidadãos mais atuantes e cooperativistas. Algumas delas aplicam metodologias exclusivas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), como o Programa Cooperjovem, voltado para a educação cooperativista de crianças do ensino Fundamental.

 

As cooperativas deste ramo surgiram como alternativa às deficiências do ensino público e às altas mensalidades do ensino privado. A primeira experiência brasileira e latino-americana de cooperativismo na educação foi em 1948, com a fundação, por professores, das Escolas Reunidas Cooperativa Ltda., em Belo Horizonte (MG). O reconhecimento do ramo, porém, ocorreu décadas mais tarde, em 1987, com a criação da Cooperativa de Ensino de Itumbiara (CEI), mantenedora do Colégio Cora Coralina. Até meados da década de 1980, existiam apenas onze cooperativas educacionais no Brasil.

 

A grande expansão do segmento só começou na década de 1990, quando foram abertas mais de oitenta novas escolas cooperativas em todo o Brasil. A explosão foi um reflexo da queda da qualidade do ensino público e dos altos preços cobrados no setor privado e da baixa remuneração aos professores. Incomodados com isso, pais, professores e estudantes viram no cooperativismo a melhor solução para tornar a educação menos onerosa e mais comprometida com o desenvolvimento da sociedade, resgatando a cidadania plena de todos os envolvidos.

 

No Pará temos cooperativas educacionais nos municípios de: Santarém: COOPSÓSTENES, CATARINA HUBER, COOPERATALAIA; Belterra: COOPERATIVA HENRY FORD; Castanhal: CEAC; Monte Alegre: COOMEC; Tucuruí: COOPERIET.

 

“A educação se faz com professores, sem eles, nada disso seria possível. Nossa homenagem para esse Dia tão importante e singular para todo o cooperativismo educacional. Ainda mais diante de todo este cenário, em que os desafios estão muito maiores. Ser professor hoje e em uma cooperativa é mais que um trabalho, é uma missão de vida”, declara Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.