OCB/PA beneficiou mais de 3 mil pessoas em setembro

 

Em setembro, foram atendidas 1.340 pessoas em cursos e capacitações profissionais. Um destaque foi a realização do 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC). As 159 ações do Sistema OCB/PA no mês atenderam diretamente 1.943 pessoas, beneficiando 3.566 pessoas em diversos municípios do Pará.

 

O objetivo do 1º EPPC foi promover, valorizar e incentivar a produção de conhecimento sobre o cooperativismo e sistemas produtivos que visam solucionar problemas econômicos por meio da união de pessoas. O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro na plataforma Microsoft Teams e foi transmitido simultaneamente pelo Facebook e YouTube. Foi feita a assinatura de termo de compromisso entre as instituições para atuarem em conjunto nas necessidades de melhoria identificadas e, assim, desenvolver o cooperativismo na Amazônia Paraense. Outra proposta foi a criação de um repositório dos trabalhos científicos sobre cooperativismo no site do Sistema OCB/PA.

 

Setembro também marcou o retorno das capacitações presenciais do SESCOOP/PA. Foram ministrados os cursos de Direito Humanos; Inteligência Emocional com foco na Gestão por competência; Curso 6D; Atualização de Técnicos de Cooperativas no Sistema de Produção de Soja; Análise de crédito para pessoas físicas e pessoas jurídicas; Formação de Gestor de Negócios em Cooperativas; Utilização do Aplicativo Compras COOP PA; Oficina de Planejamento da Unidade de Produção Familiar; MBA em Gestão de Cooperativas; MBA em Urgência e Emergência Médica; Curso Preparatório para certificação Anbima (CPA-10).

 

“A partir dos dados estatísticos que apontaram a estabilidade da pandemia no Estado, retomamos as atividades seguindo todos os procedimentos exigidos pelos órgãos sanitários. Também demos continuidade à série de cursos doutrinários online, assim como os WebiCoops”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

A área de monitoramento teve 17 ações em setembro. O Sistema OCB/PA encaminhou a todas as cooperativas paraenses as informações necessárias para o cadastramento na plataforma SouCoop, que é o novo banco de dados do cooperativismo brasileiro e requisito para manutenção do registro e regularidade na entidade.

 

Na área de fomento a mercado, foram realizadas 12 ações, 208 pessoas atendidas e 1013 beneficiadas. O destaque foi a concessão de incentivos fiscais para a CAMTA, a primeira cooperativa a receber diferimentos. Em cerimônia no Palácio dos Despachos, o Governador Helder Barbalho entregou termo que concede isenção e redução no ICSM. Com base nas informações contábeis do exercício de 2019, a cooperativa teria uma economicidade de mais de R$ 3,5 milhões.

 

“Foi um momento histórico para o cooperativismo paraense. É a primeira cooperativa que conseguimos promover o benefício fiscal-tributário. Foi um trabalho árduo de sete anos, mas que, agora, conseguimos colher os frutos.  Temos certeza que várias outras cooperativas estão aptas para também acessar esses incentivos fiscais”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Também foram prestadas orientações técnicas, legais e contábeis às cooperativas, abrangendo a elaboração de atas de Assembleias Gerais Ordinárias e Estatuto Social, procedimentos a serem adotados para arquivamento na JUCEPA.

 

Já o Programa de Orientação Cooperativista (POC) foi aplicado em 9 grupos interessados em empreender por meio do cooperativismo, atendendo diretamente 64 pessoas atendidas e 289 beneficiadas.  A CAMTAUÁ, COASP e COOPAFAMITA foram alguns dos grupos atendidos que buscam o registro no Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.