Cresce em 800% o número de download do app Compras.Coop.Pa

A cooperativa COOAFAV também está no app Coompras.Coop.PA

 

O primeiro teste em Belém foi aprovado. Com a participação na Feira do Produtor Rural, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Seção Pará (Sebrae/PA), com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Serviço de Aprendizagem Rural (Faepa/ Senar), nesse final de semana no bairro do Umarizal, em dois dias, o número de download do app  Compras.Coop.Pa aumentou em 800% segundo o Laboratório do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Rural da Amazônia (Ufra), que em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA) criaram da plataforma.

 

O aplicativo visa facilitar a vida do consumidor que pode acessar a agenda de feiras, selecionar os produtos e só passar para buscá-los, evitando – assim – aglomeração e espera desnecessária.  “Quando estávamos formatando o projeto, pensamos em um aplicativo que pudesse conectar o consumidor final à rede de cooperativas assistidas pelo Sistema OCB/PA com o objetivo de facilitar a vida desse consumidor e ampliar mercado para as cooperativas”, Fábio Bezerra, docente e coordenador do Laboratório do Curso de Sistemas de Informação da Ufra.

 

Evento fez parte das ações do Sebrae/PA para aumentar as vendas de pequenos negócios no mês de outubro, com programação até o dia 25. A Cooperativa de Agricultores Familiares do Assentamento Abril Vermelho (COOAFAV), do município de Santa Bárbara, levou frutas, hortaliças, verduras, tucupi e aves. Tudo fresquinho, bem ao gosto dos fregueses. “Durante a pandemia, tivemos muitas perdas e isso nos motivou a fazer a venda online, foi a partir daí que voltados a ter venda. Nossos produtos são todos livres de agrotóxicos, com produção familiar e sustentável. Em breve, teremos a certificação de orgânicos e a participação em mais feiras”, adiantou Luiza Mara Souza, presidente da COOAFAV.

 

Representantes da Ufra, do Sebrae-PA, da COOAFAV e do Sistema OCB/PA

 

A cooperativa foi criada ano passado a partir de mutirões de produção e os próprios agricultores percebera o poder da união e começaram a correr atrás para saber como se organizar em uma cooperativa. De lá para cá, o cenário ampliou e a COOAFAV é uma das cooperativas que estão investindo em parcerias institucionais e em intercooperação. Não à toa, também assinou um Termo de Intercooperação com a cooperativa de trabalho UNICA para a elaboração de projetos de captação de recursos. No último dia 13, saiu à primeira aprovação de um projeto dessa parceria, que irá atuar diretamente em ações de “não à queimada” e incentivar o reflorestamento, em áreas já antropizadas.

 

“Vamos começar agora os nossos cursos de capacitação junto ao Sistema OCB/PA. Os nossos produtos já estão cadastrados no Compras.Coop.Pa. Tudo está sendo bem recebido pelos produtores até porque nós temos dificuldade com o digital, não está sendo muito fácil. Por isso, o Sistema OCB/PA vai dar todo o ensino de como mexer, como cadastrar os produtos. Estamos vendo como melhorar também o nosso acesso à internet, porque é uma área rural. Na sede da cooperativa tem internet, mas isso precisa estar disponível para todos os produtores”, reforçou Luiza Mara Souza.

 

“Parceria que parceria beneficia todo mundo. Esse é o espírito dessa nossa parceria aqui com o Sebrae/PA, que sempre abre portas para as cooperativas e hoje nos permite testar mais essa ferramenta que é o Compras.Coop.PA, que já está funcionando e obtendo resultado. Aproveitar para agradecer ao superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, por ter aberto esse espaço. Precisamos de mais eventos como esse para colocar o app na vida das pessoas”, enfatizou Júnior Serra, superintendente do Sistema OCB/PA.

 

A Feira

 

Foi a primeira vez que o Sebrae/PA realizou um evento como esse em Belém dentro das festividades do Círio de Nazaré. Anualmente, o Festival do Artesanato do Círio tradicionalmente prioriza manualidades, mas este ano, precisou ser diferente. Segundo o superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, além das ações já consolidadas para outubro, percebeu-se oportunidades de se atender uma gama ainda maior de empreendedores por meio da alimentação.  “O paraense se alimenta muito bem e vimos à oportunidade de colocar esses produtos direto do campo para a mesa das pessoas. Começamos com a feira itinerante em vários municípios, em parceria com Sedap, fizemos uma na semana passada em Marituba e estamos finalizando esse processo aqui em Belém. A nossa intensão é tornar essa feira frequente”, explicou Rubens Magno.

 

 

O Sebrae/PA estuda manter a feira de maneira frequente em Belém

 

 

Para a feira, os participantes receberam orientações sobre os protocolos de segurança, de higiene, utilização de máscara, de álcool em gel, para que os consumidores se sintam seguros para efetivar as compras. “As pessoas precisam sentir confiança nos estabelecimentos para que possam comprar. Quando se adquire um produto para alimentar a família é preciso que esse produto seja seguro e é justamente esse o nosso objetivo aqui nesse projeto, mostrar esse valor às pessoas, tanto para os consumidores quanto para os empreendedores”, finalizou Rubens Magno.

 

O Evento fez parte das ações do Sebrae/PA para aumentar as vendas de pequenos negócios no mês de outubro, com programação até o dia 25. No total, a feira disponibilizou a produção de 70 agricultores familiares de Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara, em 15 barracas para a venda de pato, hortaliças, frutas, legumes, verduras, flores comestíveis, plantas ornamentais, óleos e essências da Amazônia, galinha e ovos caipiras.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.