COOPERNORTE comemora 9 anos de atuação em Paragominas

A COOPERNORTE é a maior cooperativa de grão do Pará.

 

Fundada em 2011, por um grupo de 33 produtores rurais, a Cooperativa Agroindustrial Paragominense (COOPERNORTE) completou nove anos de atuação com a produção de grãos, sendo o milho, a soja, o milheto e o sorgo as principais culturas. A cooperativa é uma das maiores empresas do agronegócio paraense, presente em sete municípios e responsável por 30% da produção dos polos agrícola do sudeste e do nordeste paraense e mais 50% da produção total de Paragominas.


A comemoração foi na unidade 1 da cooperativa, localizada no KM 15 de Paragominas, no último dia 16. Estiverem presentes cooperados, colaboradores e parceiros. Segundo o presidente da COOPERNORTE, Basílio Carloto, o momento é mais que especial. “Esse dia é para nós muito especial porque é uma história de muito trabalho, muita dedicação, muita persistência, muito coração. Começamos do nada e hoje é um em que nos reunimos para relembrar esse início, valorizar o que já foi conquistado para continuar o trabalho rumo a mais vitórias”, contou.


Além da produção de grãos, a cooperativa está investindo em estudos para verticalizar a produção, agregar valor e ampliar mercados. “Hoje, estamos plantando as sementes da verticalização para que no futuro tenhamos produtos com maior valor agregado no produto do produtor lá da fazenda, transformado o grão ração, por exemplo”, adiantou Carloto.

 

 

É também uma das cooperativas que mais gera empregos na região.



A cooperativa também é reconhecida pelo trabalho social e pela valorização da mulher no ambiente do agronegócio. Não à toa, a cooperativa mantém o Núcleo de Mulheres Cooperativistas, coordenada pela cooperada Cirede Carloto, que incentiva a participação das mulheres no agronegócio, agregando as esposas dos associados ao processo de desenvolvimento da cooperativa, por meio de palestras, capacitações e de atividades de cunho social.

A cooperada Olinda Machado é está na COOPERNORTE há mais de sete anos. Para ela, é um  momento ímpar para todos que fazem parte da cooperativa. “A COOPERNORTE é um marco. Um divisor de águas na nossa região. Tem uma época da agricultura antes da cooperativa e tem a época da agricultura após cooperativa. Nós viemos aqui para somar, para agregar, para tornar o nosso negócio viável, mostrar a nossa competência  e que estamos aqui para vencer”, enfatizou a cooperada.

“A COOPERNORTE é um modelo de empreendimento cooperativista, que inspira e une espírito de empreendedorismo coletivo, profissionalismo e responsabilidade. O Sistema OCB/PA parabeniza a COOPERNORTE pelos 9 anos de crescimento e desenvolvimento do nosso Estado, sobretudo, por manter a cultura do cooperativismo presente no dia a dia da cooperativa. Isso também é prova de uma nova mentalidade de sucesso”, enfatizou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/Pará.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.