InterCoopera: Unimed Oeste do Pará fará mentoria de cooperativas

 

Em iniciativa inovadora e pioneira de intercooperação, a Unimed Oeste do Pará fará o acompanhamento da gestão de cooperativas de menor porte da região. Durante a programação do InterCoopera Santarém foi feito um sorteio entre as cooperativas presentes e a selecionada foi a CoopSóstenes, que receberá seis meses de mentoria de profissionais especialistas da singular médica. A programação ocorreu na última sexta (06), com a participação de 11 cooperativas.

 

O evento foi totalmente gratuito e teve o objetivo de fomentar conhecimento técnico e prático para o crescimento das cooperativas. Na Programação, houve palestras sobre Gestão de Cooperativas, Sustentabilidade, Gestão Financeira, Marketing Digital e Contabilidade para Cooperativas. A equipe de palestrantes é formada por especialistas da própria Unimed Oeste do Pará.

 

“Por sermos um setor muito auditado, passamos por muitas fiscalizações e, consequentemente, por diversas atualizações profissionais. No entanto, era um conhecimento que até então estava restrito a quatro paredes. Por isso sentimos a necessidade de nos aproximar das cooperativas e fazer com que todos cresçam juntos”, explicou o gerente da Unimed Oeste do Pará, Carlos Eduardo Miléo.

 

Participaram as cooperativas COOPSÓSTENTES, COOPAFS, COOPBOA, TURIARTE, MUIRAQUITÃ COOP, CRISTÃ CATARINA UBER, COOPERATALAIA, COOPERAMAZON, COOPERCAT, COOPRESAN, COOPSOL. O superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, também este presente.

 

“A COOPBOA agradece pelo incentivo e a parceria da Unimed Oeste do Pará, em se importar com o crescimento do cooperativismo santareno. Parabenizamos a todos os diretoria da cooperativa pela grande iniciativa e que venham outros eventos como o Intercoopera”, comentou o presidente da COOPBOA, Francisco Tarcísio.

 

Um dos diferenciais do Intercoopera foi a praticidade dos conteúdos trabalhos. Discutiram-se questões práticas de como fazer e, posteriormente, todos os materiais foram repassados por e-mail aos participantes. Na palestra sobre Gestão Financeira, por exemplo, a gestora comentou sobre renegociação e passou técnicas de como o setor de atendimento deve falar e fazer essa renegociação.

 

“Identificamos, anteriormente, quais os principais assuntos que as cooperativas queriam tratar. Buscamos trabalha-los da maneira mais prática possível, para que as técnicas e tecnologias ensinadas pudessem ser utilizadas no dia a dia dos participantes. Também entregamos essas ferramentas prontas para que deem andamento ao que aprenderam no Intercoopera”, enfatizou a gestora de marketing da Unimed Oeste do Pará, Andressa Aguiar.

 

Dentro do planejamento da cooperativa, pretende-se realizar 3 edições do InterCoopera Santarém por ano, sempre desenvolvendo temas de interesse das cooperativas. No próximo, também participarão com palestras o setor de Qualidade e do RH da Unimed Oeste do Pará, tratando especificamente sobre selos e certificações às cooperativas. O cronograma de eventos está sendo construído e deve ser divulgado em dezembro.

 

 

MENTORIA

Como resultado do InterCoopera, a Unimed Oeste do Pará fará a execução do Projeto de Mentoria de Cooperativas. Será feito o assessoramento técnico dos especialistas do setor financeiro, de gestão, sustentabilidade, contabilidade e marketing digital. Os profissionais irão construir diagnóstico analítico da cooperativa para, então, desdobrar em planos de trabalho a serem implementados durante seis meses.

 

“Ainda é um projeto piloto, mas tem tudo para dar certo. A intenção é que, a cada ano, uma cooperativa seja escolhida para receber esse trabalho de mentoria e, assim, beneficiarmos o maior número de singulares possível”, reiterou o presidente da Unimed Oeste do Pará, Alberto Tolentino.

 

Estarão envolvidos na mentoria cerca de 20 colaboradores da Unimed Oeste do Pará. No final do período, será feito um relatório para análise dos ganhos em crescimento gerado pelas ações. A intenção é que seja um projeto continuado, beneficiando também outras cooperativas de Santarém.

 

Outra iniciativa de Intercooperação a ser desenvolvida pela Unimed Oeste do Pará é a priorização de compras por meio de cooperativas, especialmente as do ramo agropecuário, para fornecimento de alimentos, e das cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviços, para execução de serviços terceirizados.

 

“É algo inovador no Estado e na região Norte. Sintetiza bem o que entendemos pelo sexto princípio do cooperativismo: a intercooperação. Queremos ver também outras cooperativas grandes apoiando cooperativas menores a crescer, tanto na questão comercial quanto na troca de conhecimentos”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.