OCB/PA beneficiou mais de 4 mil pessoas em outubro

 

Em outubro, foram beneficiadas 4.707 pessoas em ações como fomento a mercado, monitoramento e formação profissional. Um dos destaques foi a apresentação da Agenda Política do Cooperativismo Paraense 2020 aos candidatos a vereador e prefeito. As 122 ações do Sistema OCB/PA no mês atenderam diretamente 1.154 pessoas em diversos municípios do Pará.

 

Na área de representação política, o Sistema OCB/PA realizou o lançamento oficial da “Agenda Política”. Para o evento foram convidados os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais. Participaram o candidato à Prefeitura de Belém Delegado Federal Eguchi (Patriota) e o candidato a vice-prefeito na chapa de Vavá Martins (Republicanos), Sargento Gonçalves.  José Priante (MDB), que havia confirmado presença, não compareceu.

 

“O nosso objetivo com esse documento é deixar claro que nós sabemos quem somos, sabemos onde podemos chegar e de que forma precisamos chegar. Nós queremos levar essa experiência da Frencoop estadual para a esfera municipal porque já estamos tendo resultado e queremos levar para mais perto das cooperativas. Por isso, fizemos esse documento com o foco nos municípios”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Na área de formação profissional, foram realizadas 28 ações com 532 pessoas atendidas diretamente e 842 beneficiadas de 43 cooperativas. Alguns deles foram o Curso de Análise de Crédito para cooperativas financeiras; Curso de Atualização de Técnicos de Cooperativas no Sistema de Produção de Soja; Módulo de Empreendedorismo do Programa Aprendiz Cooperativo; Curso de Desenho Institucional (6DS + DI); entre outros.

 

Na área de monitoramento, foram realizadas 37 ações com 126 pessoas atendidas diretamente e 1915 pessoas beneficiadas. As orientações para cadastramento na plataforma SOUCOOP foi o destaque. O objetivo da plataforma é poder congregar dados das cooperativas para diagnóstico nacional. Também foi feita participação em assembleias gerais ordinárias e extraordinárias de cooperativas, como a COOPSAN, UNIFARMA, COOPERBELÉM e na constituição da Cooperativa de Serviços de Refrigeração.

 

Já o Programa de Orientação Cooperativista (POC) beneficiou 590 pessoas de 21 grupos, entre os quais: Cooperativa Agropecuária de Uruará; Quilombo no Moju; Comunidade Santo Antônio de Ulindeua; Cooperativa COOPERMARÓ de Santarém; Cooperativa COOAMA; Grupo de extrativistas vegetais de Belterra; Cooperativa de Engenheiros Civis COOPERCON; Cooperativa CEMTA

 

Na área de fomento a mercado, foi feito um teste de lançamento do aplicativo ComprasCoopPa em Belém, na Feira do Produtor Rural do SEBRAE/PA. Também foi feita visita técnica na D’IRITUIA para apresentação do projeto de verticalização à SEDEME. A singular busca projeto de extração e beneficiamento de óleo tucumã.

 

“Os números do relatório mostram que, embora seja um ano difícil, o Sistema OCB/PA e as cooperativas continuam na missão de desenvolver o cooperativismo no Estado. Esse é o caminho, por meio da formação profissional, organização produtiva e aprimoramento da gestão”, reiterou Raiol.

 

Veja o relatório na íntegra

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.