CEAC inaugura Biblioteca Dr. Erivaldo de Jesus

 

Melhoria no aprendizado, vocabulário, memória e compreensão. Esses são alguns dos benefícios gerados pela leitura, prática que a cooperativa CEAC busca estimular entre crianças e adolescentes de Castanhal, retomando a valorização do livro físico. A biblioteca da cooperativa leva o nome do Dr. Erivaldo de Jesus, ex-presidente do Sistema OCB/PA e, acima de tudo, amante da leitura.

 

A cerimônia de inauguração da biblioteca ocorreu no último dia 23 de novembro, dia em que se comemoraria os 90 anos do Dr. Erivaldo. Participaram alunos, professores, a diretoria da cooperativa e empresários locais. A família do ex-presidente da OCB/PA também participou do momento por vídeo-chamada.

 

Durante a cerimônia solene, foi feita a apresentação de atividades com os alunos, declamação de poesias e a leitura da bibliografia do homenageado, feita por um aluno da cooperativa.

 

A biblioteca é um desdobramento do Projeto Educacional Cooperativo (PEC) desenvolvido pela Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC). Os PECs são implementados após a aplicação dos módulos do COOPERJOVEM, programa nacional que estimula a inclusão do cooperativismo na grade de ensino regular de escolas públicas e privadas.  

 

A ideia amadureceu durante a campanha do Dia de Cooperar em Castanhal, em 2019. Na ocasião, a família do Dr. Erivaldo contribuiu com o evento e comprou a ideia de apoiar na organização da biblioteca. Foram doados alguns livros pertencentes ao ex-presidente da OCB/PA. A cooperativa também uniu os livros do seu próprio acervo.  

 

A biblioteca possui cerca de 500 livros paradidáticos, infantis e juvenis, algumas leituras específicas de coleção para jovem cientistas, folclore brasileiro, corpo humano, enciclopédia geográfica, entre outros. O espaço ainda receberá doações de empresários locais e está aberto a todos que quiserem contribuir para completar o acervo. O Sistema OCB/PA também fará a doação de mais de 700 livros.

 

A intenção é que seja um projeto continuado e não apenas uma biblioteca estática. A cooperativa promoverá regularmente uma série de atividades com os alunos envolvendo a leitura coletiva, apresentações culturais e oficinas criativas. O espaço fica na escola da cooperativa que também leva o nome do Dr. Erivaldo de Jesus, no centro de Castanhal.

 

“Já mandei convite a autores e escritores da nossa região para fazermos algumas atividades com os alunos. Não queremos que os livros fiquem apenas nas estantes. Pelo contrário, queremos que nossas crianças e adolescentes tenham carinho por esse espaço e, assim, aproveitem da melhor maneira aquilo que os livros podem nos oferecer”, reiterou a presidente da CEAC, Kátia Cilene.

 

Um dos objetivos do PEC é mostrar a importância do livro em comparação com outras plataformas de leitura digital que a tecnologia proporciona. Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia (EUA) mostrou que leitores de livros de papel assimilaram 50% mais palavras novas do que os leitores das mesmas obras em e-book. Paralelamente, observou que as crianças que têm o interesse por livros infantis estimulado pelos pais conseguem construir frases completas mais cedo que as crianças que só veem TV.

 

“Hoje em dia, vemos poucas pessoas com o livro físico. Ele está sendo perdido com os meios tecnológicos. Isso é muito prejudicial. A finalidade da biblioteca é lutar para que os livros não se acabem, incentivar cada vez mais a leitura de modo que seja um hábito do nosso dia a dia. Não podemos deixar de ter esse costume”, enfatizou Kátia.

 

 

O Homenageado

O doutor Erivaldo de Jesus Araújo foi um dos presidentes da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB/PA). Chamava a atenção pela pessoa que era, seu conhecimento e caráter. A cooperativa CEAC pôde homenageá-lo ainda em vida, colocando o seu nome em uma de suas escolas.

 

“Ficou muito contente, enviou-nos até uma carta de agradecimento. Gostava muito da parte de educação e acreditava que isso poderia mudar o mundo. Ficou muito lisonjeado em ter seu nome em uma escola, principalmente uma instituição de ensino baseada no cooperativismo”, completou Kátia.

 

A CEAC

A cooperativa CEAC atende atualmente 466 alunos, divididos em sete escolas localizadas dentro de Castanhal, nos bairros do Jaderlândia, Ianetama, Milagre, Pirapora e Americano. No total, são 23 professores cooperados e 3 funcionários. Já é uma escola tradicional no município com 20 anos de atuação na educação infantil, de 4 a 5 anos, e fundamental do 1º ao 5º ano.

 

Um dos seus diferenciais é formar crianças com base nos princípios cooperativistas e no empreendedorismo coletivo. “Sempre levamos o nome da CEAC como um dos grandes exemplos de cooperativa no ramo educacional que deu certo. Agradeço também a homenagem feita ao nosso antigo presidente Erivaldo, o que mostra o carinho que a cooperativa sempre teve para com a instituição. A recíproca também é verdadeira. Continuaremos apoiando no que for possível para o desenvolvimento da CEAC”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.