Sicoob Transamazônica faz maratona de cooperativismo financeiro no Pará

 

Uma semana foi a duração da Maratona do Cooperativismo Financeiro realizada pela Sicoob Transamazônica no final de novembro.  Entre visitas e inaugurações em Belém, Redenção e Marabá a comitiva formada pelos diretores da cooperativa e presidente do Conselho de Administração da Central Sicoob Unicoob, Wilson Geraldo Cavina, reforçou os laços de cooperação com do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB-PA), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Em Redenção, a comitiva realizou um jantar com as principais lideranças do setor produtivo local e inaugurou a agência de negócios do município, com 500 associados. Também inaugurou oficialmente a agência de Marabá, que já estava em funcionamento e conta com 1.500 associados e agora também é a sede da Superintendência Regional da Sicoob Transamazônica, que irá coordenar as atividades de supervisão, expansão e desenvolvimento da cooperativa.

 

No total, são vinte pontos de atendimento no Estado, sendo sete agências completas presentes nos municípios de Pacajá, Tucuruí, Novo Repartimento, Conceição do Araguaia, Santarém, Redenção e Marabá, e 13 escritórios de negócios. Até 30 de novembro, a cooperativa contabilizava 14.500 associados em todo o Pará. “Estamos em contagem regressiva para alcançar o objetivo do ano que é de 15 mil associados. A nossa expectativa é chegar a esse número no máximo até o dia 20 de dezembro. Para 2021, a meta é de 30 mil associados”, adianta Lucas Gelain, diretor-presidente da Diretoria Executiva do SICOOB Transamazônica.

 

Dos 13 escritórios de negócios, nove virarão agências completas em 2021. “É muito valoroso para nós ver uma cooperativa com quatro anos chegar a esse nível de desenvolvimento. Ganha o Estado, ganha a população. Isso também é muito importante para o sistema cooperativista, porque as cooperativas de crédito auxiliam no desenvolvimento das demais, gerando um grande círculo virtuoso de intercooperação. Um bom exemplo é o que está ocorrendo na Ilha do Combu, com a COOPERTRANS”, enfatiza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA.

 

 

 

Vale lembrar que a cooperativa iniciou 2020 com apenas cinco mil associados e cinquenta funcionários. Até o momento, são 14.500 associados e 110 funcionários. “A cooperativa vem estruturando a base para poder expandir com segurança e qualidade – tanto para os cooperados quanto para os colaboradores, com uma média de 100% ao ano”, afirma Antônio Henrique Gripp, presidente do Conselho de Administração do SICOOB Transamazônica.

 

A Sicoob Transamazônica é a maior cooperativa financeira do Estado e uma das cooperativas autorizadas a repassar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), modalidade Emergencial à totalidade dos municípios paraenses, criada para ajudar na recuperação econômica da região, com taxa de 2,5% ao ano. Essa operação é essencial para o desenvolvimento do setor agropecuário.

 

Também foi pioneira em idealizar uma sociedade garantidora de crédito, ainda em 2016, a SGC Amazônia com o objetivo de afiançar crédito e com isso facilitar e acelerar o crescimento dos empreendimentos da Amazônia Legal. Em termos de território, é a maior Sociedade Garantidora do mundo.

 

“Isso é possível porque só as cooperativas de crédito chegam onde as pessoas precisam, onde a comunidade a convida. Diferentemente de uma instituição bancária convencional, a cooperativa não quer só números, ela quer sócios, ela quer pessoas que desejem ter um relacionamento diferente com as próprias finanças e – claro – economizando e gerando riqueza para todos que fazem parte da cooperativa”, finaliza Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.