OCB/PA beneficiou mais de 4 mil pessoas em novembro

 

Em novembro, foram alcançadas 4.314 pessoas em ações como fomento a mercado, monitoramento e formação profissional. Um dos destaques foi a regulamentação do transporte complementar em Belém, que beneficiará mais de 800 pessoas ligadas às cooperativas do segmento. As 84 ações do Sistema OCB/PA no mês atenderam diretamente 1.175 pessoas em diversos municípios do Pará.

 

A espera de anos pela regulamentação da atividade chegou ao fim com a liberação das Ordens de Serviço (OSs) para 16 cooperativas atuarem em linhas na região metropolitana. A entrega das autorizações a título precário foi feita no dia 30 de novembro, pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

 

“É um novo tempo que se inicia para o cooperativismo de transporte. As cooperativas já atuam há muitos anos, já eram conhecidos pela sociedade e, hoje, são reconhecidos. Por certo, teremos ainda mais geração de emprego e renda para muitos pais de famílias. Parabenizamos a iniciativa do Prefeito Zenaldo e continuaremos o contato com a próxima gestão municipal, para resguardarmos a continuidade dos serviços”, reiterou o presidente da no Pará, Ernandes Raiol.

 


Na área de formação profissional, foram realizadas 28 ações com 608 pessoas atendidas diretamente e 866 beneficiadas de 36 cooperativas. Alguns deles foram o curso de Bombeiro Civil Profissionalizante para a COOPERNORTE; Curso de Atualização de Técnicos de Cooperativas no Sistema de Produção de Soja; MBA Urgência e Emergência Médica para a UNIMED Belém; Curso de CPA 10; MBA em Gestão de Cooperativas na região Oeste do Pará; Entre outros.

 

Na área de monitoramento, foram realizadas 10 ações com 42 pessoas atendidas diretamente e 737 pessoas beneficiadas. As orientações para cadastramento na plataforma SOUCOOP foi o destaque. Já o Programa de Orientação Cooperativista (POC) beneficiou 251 pessoas de 12 grupos. Participou-se das Assembleias de Constituição da Cooperativas de Catadores de Igarapé-açu e da Cooperativa de Produtores de Leite e Derivados do Assentamento Veneza, em Marabá.

 

Também foram prestadas orientações técnicas para constituição e registro no Sistema OCB/PA dos grupos: Cooperativa de Trabalho Reduss Gestão de Resíduos Recicláveis; cooperativa de produtores rurais de município de Água Azul do Norte – PA; Cooperativa de carvão mineral em Jacundá; Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Colônia de Areia Branca, no município de Ulianópolis; Entre outros.

 

Já na área de assessoria jurídica, foram atendidas 10 cooperativas, beneficiando-se 329 pessoas em 10 ações, tais como: parece sobre assembleias gerais e reuniões online; orientações sobre modificação estatutária e sobre ata de constituição; participação em audiência de instrução; entre outros.

 

“Estamos finalizando mais um ano e, embora as dificuldades que se apresentaram no cenário socioeconômico do mundo, as cooperativas continuaram desenvolvendo suas atividades e pudemos acompanha-las, dando o suporte necessário na formação profissional, monitoramento e promoção social”, reiterou Raiol.

 

Veja o documento na íntegra 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.