Artigo: "Cooperativismo: união que está vencendo a crise"

Mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2020, o sistema cooperativista mostrou a cara, mostrou do que é capaz, sobretudo, por meio da intercooperação. Para quem ainda o desconhece, o cooperativismo surgiu há dois séculos na Europa e é um dos que mais cresce em todo o mundo porque prima pela cooperação mútua, democrática, igualitária e autônoma.

 

Nas cooperativas, esses valores são vivenciados na prática, desde o surgimento até a maturidade do empreendimento. Sem essa identidade, dificilmente esse negócio realizado por várias pessoas juntas, em coletivo, poderia ser chamado de cooperativa. E foi assim que conseguimos vencer esse ano que passou. Foi de mãos dadas e pensando juntos que conseguimos abrir novas possibilidades e a sustentabilidade das cooperativas.

 

Em abril do ano passado, um dos meses mais tumultuados, em que mal se sabia o que fazer, como proceder diante de uma ameaça real à vida das pessoas, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sistema OCB-SESCOOP/PA) aplicou uma pesquisa para saber de fato qual era a condição real de cada cooperativa: como elas estavam enfrentando o momento, o que precisavam, quais as dificuldades e – principalmente – em que o Sistema OCB-PA poderia atuar.

 

A iniciativa foi muito bem recebida pelas cooperativas: 80% responderam à pesquisa, o que facilitou muito a identificação da nova rota a ser seguida pelos meses seguintes. Entre os aspectos indicados estava a grave problemática do mercado virtual: mais de 90% dependiam exclusivamente do mercado presencial. Com a necessidade de medidas rígidas de distanciamento e isolamento social, isso afetou diretamente o caixa das cooperativas, relegando muitos a uma situação financeira e social delicada.

 

Foi nesse cenário que a intercooperação mostrou a sua força. As cooperativas passaram a se relacionar mais – comercialmente e solidariamente – como uma forma de proteger o sistema e aplicar o sentido da cooperação. O Sistema OCB-PA também precisou se reinventar, passou a promover eventos on-line, fortaleceu os laços de intercooperação por meio do Dia de Cooperar, campanha que suscita o voluntariado cooperativista em todo o Brasil e se aproximou ainda mais de parceiros estratégicos para facilitar uma maior abertura de caminhos para o segmento.

 

Apesar de todos esses desafios, o Sistema OCB/PA realizou em 2020 1.542 ações, atendendo 40.116 pessoas diretamente e beneficiando um total de 52.166 pessoas. Investiu em uma plataforma de e-comerce voltado – inicialmente - para as cooperativas de agricultura familiar: o aplicativo gratuito Compras.Coop.PA, produzido em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia, em que os usuários podem fazer “a feira” por meio do app e só passar para pegar os produtos fresquinhos em sistema de drive thru em um ponto de vendo das cooperativas. O app foi lançando em julho em Paragominas e em outubro em Belém.

 

Com os restringimentos, algumas ações foram inviabilizadas, como a realização da 2ª Feira de Negócios do Cooperativismo (Fencoop), que foi adiada para abril de 2021. Outras foram migradas para a internet, como 1º Encontro de Pesquisadores Paraenses do Cooperativismo (EPPC), que reuniu mais de 500 participantes e pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia, da Universidade Federal do Pará, do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal, da Universidade da Amazônia e da Universidade de Alicante (Espanha).

 

O Sistema ampliou as oportunidades de capacitação para as cooperativas com modalidade em EaD, disponibilizando os cursos básicos de cooperativismo e um webinário semanal para tratar sobre assuntos de interesse das cooperativas paraenses: o WebCoop PA. Tudo com acesso gratuito para as cooperativas e demais interessados em conhecer esse modelo de produção coletivo.

 

Isso ajudou as cooperativas a implantarem uma série de medidas para enfrentar a crise provocada pela pandemia. Também atuamos em várias frentes com parceiros estratégicos, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Pará (Emater-PA) e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) e Junta Comercial do Pará (Jucepa).

 

De uma coisa estamos convictos: não existem superação e vitória trabalhando sozinho e é exatamente por essa cooperação que estamos conseguindo superar essa crise toda e – certamente – vamos sair mais fortalecidos e com um novo olhar para o mercado e para as pessoas, que estão no dia a dia de trabalho, dando o que há de melhor dentro delas para que todos possamos usufruir dias melhores.

 

Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.