SESCOOP/PA, UNIMED Belém e UFRA lançam curso de Informática

 

Cerca de 45% da população na região norte nunca utilizou um computador, de acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). Para promover a inclusão digital de cooperativas em vulnerabilidade, familiares e comunidade em geral, as entidades parceiras farão lançamento oficial, no próximo dia 25, do curso de Informática Básica.

 

No total, serão beneficiadas 500 pessoas ao longo do ano, sendo 25 turmas de 20 pessoas. O projeto terá duração inicial de 12 meses e será ministrado em 52 horas, conforme grade curricular que deve desenvolver os módulos: Desvendando o computador - conceitos básicos; Introdução à edição de texto; Introdução a planilha eletrônica; Introdução à apresentação; Utilizando o computador de forma ética, consciente e segura.

 

“Será apenas o pontapé inicial da inclusão. A proposta é não se restringir à informática básica, mas, conforme formos evoluindo e conseguindo mais parceiros, ampliar para a informática institucional e profissional”, comentou o pró-reitor adjunto de extensão da UFRA e um dos coordenadores do projeto, Jonas Castro.

 

A previsão é que as aulas comecem a partir do primeiro trimestre de 2021. O projeto apresenta uma proposta para a aplicação das tecnologias digitais de forma ética, auxiliando no processo de democratização. Está sendo coordenado pelo Sistema OCB/PA, pelo setor de responsabilidade social da Unimed Belém, assessorado pelo colaborador Eduardo Silva, pelo reitor adjunto de extensão da UFRA, Jonas Elias Castro da Rocha (Ufra) e pela Coordenação de Licenciatura em Computação da UFRA com a professora Decíola Sousa.

 

A cooperativa médica, a partir do processo de renovação de seu parque tecnológico e dos móveis de escritório em suas unidades, fez a destinação dos equipamentos e mobiliários trocados. São computadores e periféricos recondicionados e prontos para uso, além do mobiliário, para utilização neste projeto.

 

“A Unimed Belém, na sua missão de promover o desenvolvimento da comunidade em que está inserida, inova mais uma vez com esse projeto de inclusão digital. Priorizamos ações de responsabilidade social que proporcionem, de fato, a transformação da realidade da  nossa gente a partir de ações continuadas e estruturadas”, reiterou o presidente da Unimed Belém, Wilson Niwa.

 

Já o SESCOOP/PA irá apoiar na disponibilização de sala, com toda a infraestrutura de energia, climatização, cadeiras e acesso à internet, necessários para a realização dos cursos, bem como na cobertura financeira das bolsas para os alunos da UFRA, que serão os instrutores dos cursos ofertados aos participantes.

 

A UFRA terá sua participação por meio da expertise para executar a coordenação do projeto, o processo seletivo dos alunos bolsistas que serão instrutores neste projeto e o acompanhamento para o alcance dos resultados esperados. Será uma professora e dois estagiários vinculados ao projeto.

 

A Universidade também irá auxiliar no contato com as associações de bairro ao seu entorno, assim como em outros bairros periféricos em Belém. Já está sendo feito o contato com as associações comunitárias para a estruturação de ranqueamento dos bairros e, assim, estabelecer processo de rodízio ao longo da cidade. Serão 12 bairros: Guamá, Jurunas, Tapanã, Cabanagem, Terra Firme, Sacramenta, Benguí, Mangueirão, Cremação, Pratinha, Curió-Utinga E Barreiro.

 

O projeto também irá apoiar ações sociais itinerantes de inclusão digital promovidas pela cooperativa junto às comunidades ribeirinhas localizadas ao entorno de Belém, atendendo também no processo de capacitação dos Aprendizes contratados pela UNIMED BELÉM e capacitados pelo SESCOOP/PA, no Curso de Auxiliar Administrativo, no módulo de informática.

 

“Este projeto é motivado pela existência de uma demanda cada vez maior por pelo uso de tecnologias e a necessidade de uma formação para um público grande no Pará. Esperamos incluir digitalmente e socialmente os participantes, diminuindo o percentual de analfabetos digitais no Estado por meio da capacitação e da cooperação”, afirmou o reitor da UFRA, Marcel Botelho.

 

As cooperativas interessadas em participar do curso de informática devem enviar ofício para o Sistema OCB/PA, solicitando a participação e identificando a quantidade de vagas desejadas, assim como as informações cadastrais dos participantes. Mais informações: 3241-2426.

 

“Serão noções básicas, mas que ainda se mostram como um conhecimento deficiente para comunidades vulneráveis. O mundo requer essa inclusão digital e as cooperativas precisam dar um passo além. A tecnologia é fundamental nesse sentido e a pandemia mostrou que os empreendimentos adaptados às ferramentas digitais estão melhores posicionados no mercado”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.