Cooperativas educacionais se organizam para o retorno às aulas

Educação Secoop-pa

Com intuito de proporcionar uma educação de qualidade e acessível, as cooperativas de educação CEAC, de Castanhal, e COOPSOSTENES, de Santarém, estão realizando diversas ações para organização do novo calendário do ano letivo e capacitação do corpo docente. Uma dessas ações foi a Formação de Professores da CEAC, realizada no último dia 12, que contou com a participação de 16 professores e coordenadores dos Núcleos.

O curso foi ministrado por Marcos Lopes, assessor Pedagógico da Editora Brasil, que trabalhou a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no cotidiano escolar e a utilização dos recursos digitais agregados a atual realidade do ensino. Na ocasião, também foram realizadas atividades pedagógicas e sorteio de brindes.

Na CEAC, as aulas estão previstas para voltar dia 01 de fevereiro, para cerca de 400 alunos. Mas antes desse retorno, outra capacitação de professores será realizada no dia 18, segunda-feira. “O início da pandemia foi um momento muito difícil em vários sentidos. Um deles foi à habituação ao sistema digital como veículo de transmissão da educação. Mas hoje em dia, percebe-se uma grande mudança entre os professores, que já estão se adequando as novas ferramentas tecnológicas devido as nossas capacitações”, disse a presidente da CEAC, Kátia Santos.

Cooperativas de Educação

Já a COOPSOSTENES, cooperativa educacional de Santarém, realiza a semana pedagógica na próxima segunda-feira, 18, com previsão de retorno às aulas no dia 27 desse mês. A escola possui cerca de 680 alunos matriculados. “As reuniões pedagógicas são online, assim como todas as reuniões de pais e mestres. Para o retorno às aulas, organizamos um cronograma para desenvolver o processo ensino-aprendizagem para facilitar ao aluno o acesso a todas as informações de conhecimento durante as aulas e atividades a serem contempladas”, explicou Railena Queiroz Corrêa, diretora da COOPSOSTENES.

“O cooperativismo da educação é um dos melhores ramos que se pode ter no Brasil, uma vez que a educação como conhecíamos mudou devido a pandemia. Mas as tecnologias estão suprindo algumas necessidades e fazendo com que a educação encontre um meio e se reorganize. O Sistema OCB/SESCOOP-PA têm investido nas cooperativas educacionais do Pará, que serão um balizador para todos os demais ramos e ainda farão a diferença no processo educacional do Estado”, disse Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PA.

As duas cooperativas educacionais preparam-se para retorno às aulas e aguardam as deliberações da Prefeitura de Santarém para tomada de decisões quanto ao sistema educacional híbrido ou totalmente virtual.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.