Lançamento do LABCOOP e do Programa de Bolsas de Extensão promovem mais ensino e aprendizagem no cooperativismo

Palestra Casa do Cooperativismo
Foto: Adilson Junior

Com o intuito de promover o ensino e aprendizagem no cooperativismo, o Sistema OCB/SESCOOP-PA, Unimed Belém e UFRA realizaram nesta segunda-feira, 25, o lançamento do primeiro Laboratório de Informática para Capacitação de Cooperativas (LABCOOP) e o lançamento do Programa de Bolsas de Extensão para Cooperativas Agropecuárias, no auditório do Sistema OCB/PA. 

Cerca de 45% da população na região norte nunca utilizou um computador, de acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) e o LABCOOP vem mudar esse cenário com o objetivo de promover a inclusão digital de cooperativas em vulnerabilidade, familiares e comunidade em geral. Já o Programa de Bolsas de Extensão tem o intuito de elevar o nível de organização, competitividade e gestão das cooperativas agropecuárias no Pará, assim como promover um ambiente de formação acadêmica. 

Participação Sicredi - MT

Foto: Adilson Junior

LABCOOP – O LABCOOP terá 25 turmas, com capacidade para 20 pessoas, desta forma serão beneficiadas cerca de 500 pessoas ao longo do ano. O projeto terá duração inicial de 12 meses e será ministrado em 52 horas, conforme grade curricular que deve desenvolver os módulos: Desvendando o computador - conceitos básicos; Introdução à edição de texto; Introdução a planilha eletrônica; Introdução à apresentação; utilizando o computador de forma ética, consciente e segura.

Laboratório de Informática

 Foto: Adilson Junior

Ernandes Raiol
Foto: Adilson Junior

“Essa inclusão digital é muito bem-vinda para o cooperativismo. Possibilitar às pessoas o acesso à informação e o acesso à tecnologia deveria ser primordial no encaminhamento profissional dos jovens”, explicou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PA.

Para que o projeto fosse realizado a Unimed Belém fez a destinação dos equipamentos e mobiliários. Já o SESCOOP/PA está disponibilizando a sala, com toda a infraestrutura de energia, climatização, cadeiras e acesso à internet, necessários para a realização dos cursos, bem como na cobertura financeira das bolsas de estágio para os alunos da UFRA, que serão os instrutores dos cursos ofertados aos participantes.

 

Assinatura de Projeto
Foto: Adilson Junior

“Com o advento da pandemia, nós estamos passando pelo processo de renovação digital, então é notório que muitas empresas mudaram seu ponto de vista e a sua forma de atuação, pois o atendimento que antes era presencial, passou a ser virtual. Essa mudança tem impactado muitas empresas e a vida das pessoas. E o processo de inclusão digital é muito importante para nossa região. A Unimed fica muito feliz em poder contribuir com esse projeto”, disse Gilvandro Assis, Subgerente de TI, da Cooperativa Unimed Belém. 

A UFRA terá sua participação por meio da expertise para executar a coordenação do projeto, também no processo seletivo dos alunos bolsistas que serão instrutores, e no acompanhamento para o alcance dos resultados esperados. Para ministrar os cursos, haverá uma professora e dois estagiários vinculados ao projeto.

 “O nosso objetivo é mostrar que a UFRA também tem computação. Quando pensamos nesse curso, pensamos em inclusão digital, social e ética. Vamos ministrar o curso de informática e ainda vamos realizar inclusão social para pessoas que não possuem renda e por último vamos trabalhar a ética profissional, para que sejam inseridos no mercado de trabalho, pois hoje em dia a maioria dos trabalhos atuam por meio da computação”, explicou Decíola Sousa, Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação da UFRA. 

Laboratório de Informática
Foto: Adilson Junior

Inscrição LABCOOP - As cooperativas interessadas em participar do curso de informática devem enviar ofício para o Sistema OCB/PA, solicitando a participação e identificando a quantidade de vagas desejadas, assim como as informações cadastrais dos participantes. Mais informações: 3241-2426. 

********* 

Lançamento Bolsa de Extensão
Foto: Adilson Junior

BOLSAS DE EXTENSÃO – Outro lançamento realizado neste dia, vem de uma parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com a OCB/PA e SESCOOP/PA, que promovem o Programa Institucional de Bolsas de Extensão para Cooperativas Agropecuárias. “Além de ser uma grande conquista para o cooperativismo também é uma iniciativa inovadora no país” ressaltou Ernandes Raiol. O lançamento do programa foi realizado nesta segunda-feira, 25 e o resultado será divulgado em 2 meses. 

Somente no Pará, existem 68 cooperativas agropecuárias, presentes nas 12 regiões de integração do Estado. “Eu agradeço essa parceria e a confiança da UFRA no cooperativismo. Essa aproximação com as Universidades é inédita e estamos conseguindo chegar onde queríamos, trazendo as instituições educacionais para que às cooperativas possam evoluir academicamente e na área da gestão. Nesta troca de experiências, as cooperativas também terão sua contribuição com a Universidade através das vivências nas cooperativas de agronomia”, acrescentou Raiol. 

O edital será voltado para a comunidade acadêmica da UFRA. Os projetos serão elaborados pelos professores com temáticas relacionadas ao diagnóstico do cooperativismo paraense e às principais demandas levantadas pelas cooperativas, como entraves ao desenvolvimento de suas atividades.

 Palestra Casa do Cooperativismo

Foto: Adilson Junior

“Hoje estamos aqui concretizando um sonho que plantamos em 2018. Nós precisamos fazer o ensino, pesquisa e a extensão desse conhecimento, que a agora chega no cooperativismo. A união da UFRA com o Sistema OCB/PA, representa um símbolo cíclico, que estamos retroalimentando com o conhecimento. Sempre que pode o sistema cooperativista está na Universidade e vice-versa. Esse é o melhor conceito de extensão do ensino e aprendizagem”, disse Jonas Castro, Pró-Reitor Adjunto de Extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia. 

Inscrições Bolsas - As inscrições terão início no dia 28 de janeiro e acabam no dia 28 de março de 2021. O edital dará o prazo de 2 meses para os docentes cadastrarem novos projetos ou adequarem outros já prontos, conforme os critérios do edital. Posteriormente, será feita a avaliação dos projetos para a implementação da bolsa já no mês de agosto. Inicialmente, serão 20 bolsas. A expectativa é de aumentar o número, chegando até a 50 bolsas.

 A bolsa terá validade de 1 ano e irá subsidiar o aluno com R$ 400,00 reais. O discente poderá desenvolver as atividades previstas no projeto in loco. Não será necessariamente lotado nas cooperativas, como funciona em residência, mas executará atividades esporádicas dentro da singular de acordo com a demanda do plano de ação traçado em cada projeto. 

Marcel Botelho
Foto: Adilson Junior

“Sonhamos com uma Universidade mais inclusiva, mais participativa, que cooperasse para o desenvolvimento da região. E esse sonho está sendo conquistado através de parcerias de cooperação como esta, onde a Universidade ganha mais prática, teoria por meio da participação de sua própria comunidade. Essa extensão de conhecimento será o elo entre a comunidade e a Universidade”, disse Marcel Botelho, Reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia.

 Resultados - Os resultados alcançados pelos projetos contemplados no edital serão obrigatoriamente apresentados, no ano corrente ao final do projeto, no Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC). O evento reúne as universidades paraenses para discutir sobre pesquisas produzidas dentro e fora do Estado relacionadas às cooperativas. 

Outra novidade revelada no evento foi a confirmação da participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade de Alicante da Espanha, na comissão avaliadora dos projetos que serão submetidos e que aproximam cada vez a academia das cooperativas.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.