Sicredi Sudoeste MT/PA pretende expandir o cooperativismo de crédito no Pará

Visita SICREDI MT

Em 2021, cerca de 15 novas agências da Sicredi Sudoeste MT/PA serão abertas no Estado. Representantes da Cooperativa de Crédito visitaram diversas regiões paraenses, com o objetivo realizar intercooperação e acompanhar o desenvolvimento de novas áreas para abertura das agências. 

Em visita ao Sistema OCB/PA, o presidente da cooperativa, Antônio Gerado Wrobel, apresentou o plano de expansão. “O nosso propósito é oferecer inclusão. Em nossa visita ao Pará, verificamos que muitos municípios ainda são desassistidos de instituição financeira, então, desta forma, queremos levar o cooperativismo de crédito para essas pessoas e poder oferecer os benefícios de ser sócio de uma cooperativa de crédito. Em diversas localidades, somos a única instituição financeira atuante”, disse Geraldo Wrobel. 

Conforme levantamento do Banco Central, nos municípios onde existe uma cooperativa de crédito os juros são mais baratos. “Além da cooperativa oferecer juros mais baixos aos seus associados ela também atua como reguladora de mercado, beneficiando não só os cooperados, assim como todas as pessoas que utilizam o sistema financeiro”, explicou Wrobel. 

A expansão da Sicredi MT/PA visa gerar mais emprego e renda com o aumento de associados. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), o cooperativismo é um grande incentivador do empreendedorismo. Em municípios onde há cooperativas de crédito, há aumento de 15,6% de empresas formalizadas, e mais 6,7% de empregos formais, auxiliando no desenvolvimento de cada município. 

Nas visitas ao Estado, também esteve presente o diretor executivo do Sicredi Sudoeste MT, João Pinheiro, que ressaltou que o maior seguimento da cooperativa de crédito é a intercooperação. “Outro objetivo da nossa visita ao Estado do Pará é fazer a intercooperação. Visitamos o Sistema OCB/PA e cooperativas de outros segmentos para buscar aprendizados, conhecimento e fazer troca de informações para fomentar um plano de trabalho futuro”, concluiu João Pinheiro. 

O objetivo dessa intercooperação e expansão também é fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, micro empreendedores individuais, agricultura familiar e do agronegócio com o repasse de recursos de instituições financeiras para alavancar o desenvolvimento desses empreendimentos. 

“Acompanhamos de perto o crescimento da cooperativa e a enxergamos como um dos agentes determinantes para mudarmos o patamar do setor no Estado. Aliando a expertise que o próprio Mato Grosso já tem nesse segmento e as possibilidades de negócio a serem exploradas aqui, poderemos nos tornar uma das potências do crédito no Brasil”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Foto: Adilson Junior 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.