Cooperativas concluem MBA em Gestão no Oeste do Estado

 

O Pará agora conta com mais um grupo de profissionais especializados em gestão de cooperativas. Pela primeira vez na região Oeste, o MBA promovido pelo SESCOOP/PA qualificou dirigentes, cooperados e empregados vinculados a singulares de sete municípios do Tapajós. Essa já é a terceira turma formada pela unidade estadual.

 

O objetivo do MBA é capacitar os profissionais atuantes nas cooperativas para que compreendam o funcionamento e os processos de gestão que acontecem dentro de um empreendimento cooperativo, assim como aliar as boas práticas nas ferramentas de governança e gestão de suas cooperativas.

 

“O MBA foi algo inovador, com excelentes professores e colegas. Foi um sonho realizado, não só com a graduação, mas pela experiência da educação. Inclusive defendo que o cooperativismo se torne uma disciplina de ensino público e também particular”, contou Afonso Silva, cooperado da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFS).

 

No total, 28 alunos concluíram o curso, que precisou ser remodelado em virtude da pandemia do covid-19. Inicialmente realizadas de modo presencial em Santarém, as disciplinas passaram a ser ministradas em formato virtual. Até mesmo a apresentação dos trabalhos finais de conclusão do curso, ocorrida na última semana, foi feita por meio de plataforma digital.

 

“Ao longo desses dois anos aprendi muito. Mas ainda há muita coisa para explorar nesse contexto tão vasto que é o cooperativismo. Esse curso surgiu como uma grande oportunidade para ampliar os meus conhecimentos e também para passar a conhecer melhor as demais áreas”, disse Roseane Tolentino, coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, da Unimed do Oeste do Pará.

 

Participaram do MBA cooperativistas de municípios como Santarém, Oriximiná, Altamira, Itaituba, Brasil Novo, Belterra e Alenquer. “Esse é o terceiro MBA que o SESCOOP/PA realiza com apoio de parceiros, mas é o primeiro aqui na Região do Tapajós. Esse compartilhar de ideias e a intercooperação foi muito importante para o nosso processo de aprendizado”, disse Arildo Nogueira, presidente da cooperativa de educação COOPSÓSTENES.

 

O MBA possui disciplinas que incentivam e facilitam a competência de estruturar, analisar e sintetizar informações relacionadas às áreas da gestão, governança, comunicação, planejamento e liderança com maior compreensão sobre as especificidades das cooperativas, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa e sua realidade organizacional.

 

“Começamos a trabalhar esse projeto, objetivando agregar mais valor no processo de gestão das cooperativas, respeitando os níveis de maturidade e a complexidade, capilaridade e heterogeneidade das cooperativas”, explicou Marcelo Martinovich, economista e coordenador do curso de MBA em Gestão de Cooperativas, pela Faculdade Unimed.

 

Durante os módulos do curso, foram trabalhadas as disciplinas: Pensamento Econômico Cooperativo; Planejamento Estratégico, Direito, Governança, Gestão Financeira, Ética, Gestão de Pessoas e Marketing.

 

A região oeste do Pará é uma das mais prósperas para a consolidação do cooperativismo. De acordo com o Sistema Nacional de Auto-gestão das Cooperativas (SINAC), que reúne dados atualizados das singulares registradas no Sistema OCB/PA, o Tapajós congrega mais de 33 cooperativas, 24.369 cooperados e 384 empregados.

 

“Foi de grande valia a realização desse curso. Agregou mais conhecimento para o dia-a-dia, principalmente na gestão e no melhor atendimento aos cooperados. Com certeza, a teoria do curso vai potencializar a administração da nossa cooperativa na prática”, disse Irineu Grigoletto, gerente regional de desenvolvimento da SICREDI Grandes Rios MT/PA.

 

Com 22 singulares ativas e devidamente regulares, Santarém é o polo da região. Do total de cooperativas, aproximadamente 50% são do ramo agropecuário, que também possui o maior número de cooperados: 727. Outro destaque é a Educação, que congrega 60% do total das cooperativas do ramo no Estado. Em geração de empregos, o ramo Saúde lidera com 190 empregados. A Unimed Oeste possui 92% deste total. No total, são 6.125 cooperados e 206 empregados.

 

“Como sempre tenho dito, a educação é o que pode mudar o mundo. Promovê-la é o quinto princípio do cooperativismo e o MBA realizado é um bom exemplo dessa busca. Na terceira edição do curso, o Oeste paraense foi escolhido exatamente pelo potencial que tem no desenvolvimento do setor. Quem ganha são as cooperativas e, claro, o Estado com o crescimento socioeconômico de suas comunidades”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.