COEX Carajás realiza AGO e reelege presidente

AGO COEX CARAJÁS

A Cooperativa dos extrativistas da Floresta Nacional de Carajás realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) no último sábado, 13. A singular desenvolve suas atividades com o extrativismo vegetal na Floresta Nacional de Carajás, utilizando folhas de jaborandi nativo e sementes nativas. 

Cerca de 30 cooperados estiveram presentes. Além das prestações de contas, admissão e eliminação de cooperados, a AGO tratou sobre as destinações de sobras e a compra de um imóvel, com o objetivo de torná-lo a sede da cooperativa. 

“Na AGO, foi abordado o resultado positivo que a cooperativa obteve no ano de 2020, e também apresentado o valor de sobras que cada cooperado irá receber segundo a sua produção dentro da cooperativa, com a produção da coleta da folha de jaborandi e da coleta de sementes nativas, que são as principais atividades da cooperativa”, explicou Flávia Gil, representante do Sistema OCB/PA em toda a região sul e sudeste do Estado. 

Durante a reunião, também ocorreram eleições do conselho de administração e conselho fiscal, em processo de votação secreta e contagem dos votos logo após a finalização da votação. 

“Agradeço imensamente a participação de todos. Eu me sinto mais confiante com o apoio do Sistema OCB/PA e da Flávia, que me ajudou na organização da AGO. Foi maravilhoso participar da assembleia estar na direção nesses dois anos. A AGO foi a demonstração real de cooperativismo. Todo o resultado que estamos colhendo vem do trabalho coletivo de todos os cooperados. É nesse momento que o nosso trabalho é reconhecido, ao beneficiar os nossos extrativistas”, disse Ana Paula Ferreira Nascimento, reeleita como presidente da Coex Carajás. 

A COEX é uma cooperativa de extrativistas, que desde a década de 80 vem realizando suas atividades totalmente legalizadas e sustentáveis. 

“Tivemos diversos momentos marcantes na AGO, um deles é o saldo positivo da cooperativa com a geração de sobras. Outro momento foi ao final da reunião, quando os cooperados utilizaram dos princípios cooperativistas e usaram parte do recurso de suas sobras produtivas, com a finalidade de comprar terreno para um dos cooperados que ainda não possuía um lote”, acrescentou Ana.   

“Nossa missão, enquanto Organização das Cooperativas no Estado do Pará, é poder auxiliar no desenvolvimento e no alcance de resultados positivos, tanto econômicos, quanto sociais de nossas cooperativas e nossos cooperados. Ficamos imensamente felizes quando alcançamos nossos objetivos. O cooperativismo se mostra cada vez mais, como uma alternativa de desenvolvimento no Estado do Pará", disse Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA. 

A Cooperativa dos Extrativistas da Floresta Nacional de Carajás (Coex-Carajás) possui 39 cooperados e gera renda por meio da extração sustentável das folhas do jaborandi, matéria-prima para a formulação de produtos farmacêuticos, e da comercialização de sementes de outras espécies, atividade esta que já auxiliou na recuperação de mais de mil hectares de floresta. 

Contatos:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(94) 99225-2114

(94) 99198-8073

 

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.