SICREDI e FECOGAP discutem o crescimento do cooperativismo em Moraes Almeida

FECOGAP  OCB/PA

As instituições financeiras são agentes decisivos para manter a economia rodando. Em Moraes Almeida, a cooperativa SICREDI Grandes Rios MT/PA, em parceria com a Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Estado do Pará (FECOGAP/PA), está buscando formas de ampliar sua atuação no fomento ao setor produtivo. 

Com o objetivo de discutir o crescimento do cooperativismo na região, o Gerente da área de Desenvolvimento de Cooperativismo da cooperativa de crédito, Valter Antônio de Souza, esteve no início do mês de fevereiro, na sede da FECOGAP, localizada no distrito de Itaituba, com o presidente da Federação, Amaro Rosa e a Naiara Camila Aparecida de Moraes, gerente da agência do SICREDI de Moraes de Almeida. 

“A reunião foi muito produtiva. Conversamos sobre o cenário do cooperativismo local, que cresce a cada ano, e como o SICREDI MT/PA, como uma instituição financeira, pode contribuir no fomento das atividades minerais da região, assim como de outros segmentos de negócio”, disse Amaro, que também é conselheiro e diretor mineral do Sistema OCB/PA, e também presidente da Cooperativa do Garimpeiro Legal (CGL), criada há um ano. 

A CGL está atuando na legalização do trabalho de pequenos mineradores, apresentando a eles a documentação e os filiando à cooperativa, com respaldo e educação ambiental. “Nosso objetivo não é simplesmente legalizar uma atividade que é vista com tanto preconceito, queremos mudar socialmente a comunidade, investindo em capacitação técnica, educação, saúde e segurança, com os recursos locais. Isso é levar dignidade e aporte para essas dezenas de pessoas. Esse é o nosso papel quanto cooperativista”, explica Amaro. 

A FECOGAP agrega 11 cooperativas do ramo mineral, filiadas à Federação e que comercializam Ouro e o Estanho, também chamado de Cassiterita, como os dois maiores ramos de exploração da região. 

“O cooperativismo representa uma fonte essencial de desenvolvimento, porque foca em uma cadeia, composta sobretudo, pela necessidade e anseios das pessoas. Trabalho, renda, educação, saúde, segurança, tudo isso junto gera o que chamamos de qualidade de vida, gera um aumento em uma das estatísticas mais importantes do mundo denominada Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É por isso que sempre dizemos que onde o cooperativismo está forte, o IDH é muito mais alto”, finaliza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.