COOPERMODAS investe em ecobags e prevê crescimento econômico

Já está em vigor medida que estabelece a substituição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais no Pará. E como alternativa para essa substituição necessária na hora de fazer as compras, a Cooperativa de Trabalho de Costura e Moda (COOPERMODAS), do município de Barcarena, já está se organizando para grande demanda de encomendas para ecobags – sacolas produzidas a partir de materiais biodegradáveis. 

“Apesar de alguns supermercados ainda permanecerem com a distribuição das sacolas plásticas, nós já estamos recebendo algumas encomendas de ecobags, que são sacolas grandes, feitas de materiais biodegradáveis e que tem o intuito de reduzir a produção de sacolas plásticas no meio ambiente e deixando o planeta mais limpo”, disse Florisvalda Amaral, presidente da cooperativa. 

Além de ser uma medida mais sustentável, as ecobags aguentam mais peso e mais itens de mercado, substituindo cerca de 10 sacolas plásticas, e ainda ocupam menos espaço na mala do carro por armazenarem mais coisas. Outro ponto favorável na utilização das sacolas é duração de uso. Estima-se que uma única ecobag dura cerca de 4 a 5 anos, enquanto, neste período, uma única pessoa consome aproximadamente mil sacolas plásticas. 

“A nossa expectativa é que a cooperativa tenha uma alta na economia. As pessoas ainda estão se adaptando à nova medida, mas quando perceberem que é uma questão de necessidade para realizarem suas compras, a procura pelas ecobags será muito maior”, disse Mira Brito, diretora financeira da COOPERMODAS. 

COOPERMODAS - A Coopermodas, possui 14 anos de atuação na produção de uniformes, malharia, materiais de proteção individuais, ecobags, brindes, entre outros. É a opção de trabalho e renda para 10 mulheres empreendedoras de Barcarena.  

A cooperativa prioriza produtos de qualidade, conforme a demanda do próprio cliente. São camisas, fardas de empresas, uniformes de colégio, entre outros. O perfil das cooperadas são mulheres, com idade entre 38 e 55 anos. Todas são donas de casa com filhos, que cuidam tanto da casa quanto do trabalho. A cooperativa trabalha essa questão social com a inclusão da mulher no mercado de trabalho. 

“Essa medida tem o objetivo de reduzir a poluição das ruas e rios, já que as sacolas de plástico dos supermercados podem demorar séculos para se decompor. E como meio de substituir esse material, as nossas cooperativas já estão se preparando para grandes produções de sacolas ecobags, que vão entrar em alta como um recurso mais sustentável na hora de guardar as compras”, disse Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA. 

LEI - O projeto de lei 221/2019 foi aprovado no dia 9 de outubro de 2019 com o objetivo de implantar uma política estadual de substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais em todo o Estado. A nova lei proíbe as empresas de distribuírem gratuitamente e até de utilizarem as sacolas plásticas descartáveis com compostos de polietilenos, polipropilenos ou similares. 

Serviço: Encomendas pelo número (91) 981676952 ou (91) 981545838 e e-mail e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A sede da Coopermodas fica localizada na Rua Nova II, nº 97 – São Francisco, Barcarena, e funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.