FRENCOOP/PA busca fomentar compra de ecobags em cooperativa

 

 

 

Com o objetivo de garantir que os supermercados do Estado possam contribuir com a geração de renda no cooperativismo, a deputada estadual professora Nilse Pinheiro, que preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo Paraense (FRENCOOP-PA), peticionou emenda à Lei 221/2019 que determina que os supermercados do Estado comprem sacolas biodegradáveis e ecobags de cooperativas.

 

“Dei entrada a um projeto que emenda a lei original, determinando que os supermercados possam também contribuir com as cooperativas do nosso Estado por meio da obrigatoriedade de compra de ecobags de cooperativas, favorecendo o meio ambiente, a geração de emprego e renda e o consumidor”, disse a deputada Estadual e professora, Nilse Pinheiro.

 

A Lei 221/2019, que entrou em vigor no dia 14 de fevereiro, obriga a substituição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no Pará. Só no Brasil, 1,5 milhão de sacolas são distribuídas por hora, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

 

Sancionada pelo Governo do Estado ainda em 2019, a matéria deu um prazo de 12 a 18 meses para que todos pudessem se adaptar. O objetivo é reduzir a poluição das ruas e rios, já que o material pode demorar séculos para se decompor. A partir da data, fica proibida a distribuição das sacolas de polietileno, independentemente de serem gratuitas ou não.

 

“Torcemos para que o projeto seja aprovado e as cooperativas sejam mais uma vez beneficiadas pela representatividade da FRENCOOP/PA, presidida pela Deputada Nilse Pinheiro, na Alepa. Será uma conquista importante para o fomento às atividades das cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviços que confeccionam esse tipo de produto, agora, de necessidade básica para o consumidor”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.