Vitrine do Cooperativismo Paraense será inaugurada em abril

 

O Empório Cooperativista reúne, em um só espaço, produtos de cooperativas de todo o Pará, mostrando a diversidade e qualidade do que é produzido pelo segmento.  A vitrine fica localizada na sede do Sistema OCB/PA e será inaugurada oficialmente no dia 20 de abril.

 

O espaço é pensado para divulgar e comercializar o que há de melhor em produtos das cooperativas paraenses. Os visitantes poderão encontrar artesanatos, cosméticos, mel, farinha, chocolates, bebidas, laticínios, biscoitos, doces, adubo orgânico, entre outros.

 

“Este é mais um momento especial na história do cooperativismo paraense. Há muito tempo buscávamos um lugar que pudesse mostrar todo o potencial que temos no nosso segmento. É mais uma excelente oportunidade para as cooperativas, no centro da capital paraense, mostrarem à toda comunidade paraense quem nós somos”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

A finalidade primária do Empório é, por meio da exposição dos produtos aos públicos estratégicos que visitam a sede do Sistema OCB/PA, possibilitar a geração de negócios para as cooperativas. 

 

De acordo com dados do diagnóstico do cooperativismo paraense, meios de acesso ao mercado são um dos principais desafios para 38% das cooperativas agropecuárias. por ocasião da pandemia, 15% das cooperativas apontaram a mesma necessidade e outros 15% identificaram dificuldades na entrega dos produtos.

 

Com base nessas demandas, o Sistema OCB/PA tem atuado em diversas frentes de trabalho com parcerias e diagnósticos de inteligência de mercado. O objetivo é ampliar a participação das cooperativas no cenário comercial do estado.

 

O empório cooperativista surge com essa finalidade. é a vitrine do cooperativismo paraense, reunindo em um só lugar produtos de diversas cadeias produtivas de vários municípios que apostaram nesse modelo de negócio para alavancar o seu desenvolvimento socioeconômico.

 

“Todos os dias recebemos aqui, na casa do cooperativismo, capital do estado, diversos tipos de público estratégico dos setores públicos estadual e municipal, setor privado, entidades regulamentadoras e decisivas para o andamento do nosso negócio. O empório será o ponto de convergência dos produtos cooperativistas, onde todos esses públicos estratégicos poderão ter contato direto com o que é produzido em cooperativas”, reiterou Raiol.

 

O espaço está localizado na recepção da Casa do Cooperativismo. A intenção é ampliá-lo para receber ainda mais produtos e utilizar o aplicativo ComprasCoop/PA para divulgá-los. As cooperativas expositoras deverão estar regulares junto ao Sistema OCB/PA para garantir participação no Empório Cooperativista. Os produtos disponíveis para venda são de origem exclusiva da cooperativa, com a devida identificação.

 

Na área de chocolates, estão expostas as barras de chocolate orgânico da CAMPPAX, de São Félix do Xingú e a variedade de trufas, tabletes, nibs, cacau em pó, amêndoa de cacau crocante, geleias e licores da COOPATRANS, que detém a marca de chocolates Cacauway, da região da Transamazônica.

 

No artesanato, estão os produtos inovadores, ressocializadores e transformadores da COOSTAFE, cooperativa de Ananindeua que é a única do país formada exclusivamente por mulheres custodias pelo sistema prisional. Também estão as máscaras e ecobags da cooperativa COOPERMODAS, do município de Barcarena.

 

Como um bom canto paraense, não poderia faltar a velha e boa farinha de mandioca e de tapioca das cooperativas D'IRITUIA e COAPEMI de Irituia, COOPASMIG de São Miguel do Guamá e CCAMPO de Santarém. Também não poderiam faltar as famosas castanhas-do-pará e de caju da cooperativa CART, de Tailândia.

 

Na área de polpas, o espaço tem sabores variados da cooperativa COOPERURAIM de Paragominas, COOPER de Parauapebas e da CAMTA de Tomé-Açu. Também temos outros produtos variados como adubo orgânico, cosméticos, mel, biscoitos, doces, manteiga, requeijão e café.

 

Na área de laticínios e bebidas lácteas, a CASP de vigia apresenta seus sabores naturais e variados de iogurte. O espaço também terá queijos da COOPERNOVA, do Mato Grosso com filial em novo progresso, e o famoso sobert da CAMTA.

 

A CERIMÔNIA

Em virtude dos protocolos de segurança e saúde, a cerimônia de inauguração do Empório terá presença reduzida de pessoas no formato semi-presencial.  “Convidamos as cooperativas para conhecerem o local e também divulgá-lo como um ponto de exposição e venda do seu produto em Belém. Acredito que teremos avanços importantes no próprio reconhecimento da sociedade sobre quem somos e, assim, conquistar espaços ainda maiores para o cooperativismo paraense”, reiterou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.