SESCOOP/PA discute ações para cooperativas da cacauicultura com representantes da CocoaAction Brasil

Reunião OCB/PA e COCOaATION

A iniciativa CocoaAction Brasil, em parceria com o SESCOOP/PA, busca desenvolver ações que auxiliem na produção e na produtividade do cacau no Estado por meio de cooperativas que já trabalham no ramo. A iniciativa pública-privada formada por membros da indústria e diversas entidades do setor, fomenta a melhoria da produtividade, da qualidade do cacau, da gestão e prevenção de pragas e doenças, dentre outras prioridades.

O SESCOOP/PA já apresentou as cooperativas que trabalham com a cacauicultura no Pará em reunião com representantes da CocoaAction. “Também foram ressaltados dados mais específicos sobre o setor, como o número de cooperativas e cooperados/produtores de cacau, quantidade produzida por ano, o mercado em que a produção é comercializada e quais certificações as cooperativas possuem”, explicou Júnior Serra, Superintendente do SESCOOP/PA.

Além da parceria com o SESCOOP/PA e SESCOOP Nacional, a iniciativa CocoaAction Brasil tem uma estrutura de governança da qual fazem parte processadores de cacau, fabricantes de chocolate, grupos que comercializam cacau (traders), além de associações da indústria, órgãos de assistência técnica e extensão rural dos estados produtores de cacau, certificações, ONGs e outras entidades. A iniciativa é colaborativa e pré-competitiva, e tem o objetivo de reunir os elos da cadeia para alinhar sinergias e responsabilidades, alavancar escala e eficiência por meio da colaboração e catalisar esforços para acelerar a sustentabilidade no setor do cacau.

DADOS
O estado do Pará é o maior produtor de cacau do país. A previsão da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), só de área cultivada em 2020, é de 149.918 hectares e produção de 145 mil toneladas de amêndoas. Em 2019, a área cultivada foi de 146.918 hectares e a produção de 133.489 mil toneladas de amêndoas, o que representa 52% da produção nacional.

Medicilândia, Uruará, Altamira, Placas, Anapu, Brasil Novo, Novo Repartimento, Vale do Xingu, Tucumã, Tomé-Açu são os 10 municípios que mais produzem cacau no estado do Pará, segundo dados da Ceplac.

Os 989 cooperados/produtores e as 8 cooperativas paraenses registradas e regulares junto ao Sistema OCB/PA, foram responsáveis pela produção de quase 18 mil toneladas, respondendo assim, por mais de 12% da produção de amêndoas do estado e possuem certificações como UTZ, BUK/CONV. ORGANICO- IBD e IMO, realizando a comercialização nacional de sua produção.

“A parceria estabelecida com OCB, SESCOOP e DGRV, através do AceleraCoop, é de extrema importância para o projeto de campo do CocoaAction Brasil, tendo em vista a complementariedade que o fortalecimento das cooperativas trará para as demais atividades deste projeto. Nosso objetivo é criar sinergias entre ações dos atores da cadeia para o desenvolvimento sustentável da cacauicultura no Brasil”, disse Guilherme Salata, coordenador da iniciativa CocoaAction Brasil.

“O chocolate é um dos produtos que podem gerar valor agregado ao que é produzido pelas cooperativas. Dado o potencial que temos de produção, continuaremos incentivando o beneficiamento local e agregando parceiros, como o CocoaAction Brasil, que acreditam nessa causa”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.